O novo concept de utilitário esportivo apresentado pela divisão de luxo da Nissan no Salão de Pequim mostra a visão de futuro da montadora para um dos segmentos da indústria automotiva que mais crescem em todo o mundo.
Com teto baixo, capô longo, caixas de para-lamas bem marcadas, faróis e lanternas traseiras longos e esguios, laterais abauladas e jeitão de cupê elegante, os detalhes do utilitário esportivo apresentado como modelo conceitual no Salão de Pequim pela Infiniti, divisão de luxo da Nissan, se combinam em linhas fluidas e elegantes, resultado da linguagem de design que o Departamento de Marketing da montadora batizou de “elegância poderosa”.
Trocando em miúdos, o que os marqueteiros querem dizer é que o estilo adotado passa ao mesmo tempo a impressão de força e masculinidade – imprescindíveis para um SUV – e de performance – que deveria ser requisito básico num veículo definido como utilitário e esportivo –, sem deixar de lado e elegância e o refinamento, atributos que um modelo voltado para os segmentos superiores do mercado não pode deixar de ter.
Chamam a atenção no concept os detalhes como o formato dos faróis, o grafismo das lanternas traseiras e as laterais que parecem esculpidas, com ondulações suaves que criam saídas de ar atrás das rodas dianteiras e espaços para estribos na parte inferior das portas.
Embora o QX Sport Inspiration leve a assinatura do centro de design que a Infiniti mantém na China, os detalhes mostram que por trás do projeto estão o gênio criativo e o toque elegante do americano Alfoso Albaisa, Diretor Executivo de Design da marca para o mundo todo.
Criado para virar realidade
Diferente do que acontece frequentemente com muitos concepts, o modelo que a Infiniti apresentou em Pequim não tem muitos elementos que lembrem testes de conceito e aparenta ser um modelo mais próximo da fase de produção.
Alguns detalhes, como os minúsculos receptáculos de câmeras de vídeo que substituem os espelhos retrovisores laterais e o interior cheio de curvas e extremamente “clean”, talvez possam ser trocados por opções mais simples ou baratas nos exemplares de produção em massa, mas estas possíveis alterações não tendem a ir muito além disso.
Mais do que isso, esse concept é um claro exemplo da visão da Infiniti para a sua próxima geração de SUVs. Roland Krueger, presidente da Infiniti, confirma que “o QX Sport é uma declaração de intenções da Infiniti, apresentando uma filosofia de design arrojado e uma demonstração das nossas capacidades no segmento de SUV de tamanho médio.”
Tamanho escolhido sob medida
Classificado como SUV médio no Exterior, o QX Sport Inspiration seria considerado grande por aqui, com 4,60 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1.65 m de altura, com 2,80 m de distância entre eixos, para oferecer mais espaço e conforto para os usuários e 23 cm de vão livre do solo, para garantir uso tranquilo fora da estrada.
A escolha da Infiniti não é aleatória. Assim como acontece com o segmento dos SUVs compactos, o dos utilitários esportivos premium médios é dos que tem crescido mais e com maior rapidez em todo o mundo, fazendo com que a montadora se interesse em expandir seu portfólio desse tipo de produto, onde já atua com o Infiniti QX50.
A montadora não revela absolutamente nada sobre a plataforma técnica e a única coisa que se pode intuir é que não deve ser mais um modelo com propulsão elétrica, como dão a entender as duas saídas de escapamento retangulares elegantemente alojadas na traseira.
Rumores que circularam no Salão de Pequim eram de que o QX Sport Inspiration deve usar o mesmo motor V6 3.0 biturbo de 400 cv que é padrão no Infiniti Q60 Coupé, acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades.
Não se engane: a curto prazo não existe a menor possibilidade de a Nissan trazer produtos da Infiniti para o Brasil. Portanto, tudo o que nos resta fazer é passar vontade.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação