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Interior de São Paulo e oportunidades

Interior-spHoje vivemos um momento de incertezas na economia, isso é sabido, entretanto, quando se analisa os números e veículos no Estado de São Paulo versus o número de lojas do mercado de som e acessórios especialmente nas cidades do Interior do Estado, chegamos à conclusão de que existe um grande mercado ainda a ser explorado.

Claro, a questão envolve investimento no ponto de venda, melhora na informação e qualificação de vendedores, pontos que hoje estão “travados” devido ao aperto de cinto principalmente das indústrias. Nos resta torcer pelo empreendedorismo e força de vontade de brasileiros ávidos a ter vôos mais altos. Ao andar por estas cidades, as oportunidades ficam evidentes e foi o que fizemos: saímos da Capital e percorremos 500km., passando por Jundiaí, Campinas, Limeira, Ribeirão Preto, Franca. Todas estas cidades oferecem ótima qualidade de vida, população equilibrada e um grande número de veículos a serem equipados!

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Entre as 15 cidades mais empreendedoras do país, segundo estudo divulgado pelo Instituto Empreender Endeavor por meio do jornal Valor Econômico, seis não são capitais e, entre as 10 primeiras colocadas, três são do Interior Paulista.

As razões da preferência pelo Interior incluem a busca por melhor qualidade de vida, menores custos de produção e de mão de obra, além dos incentivos fiscais oferecidos por muitos municípios.

A reportagem publicada pelo jornal em 2015 enfatiza que um quarto de toda a produção científica nacional sai da região, produzida na Unesp, Unicamp, USP, ITA e UFscar.

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E referente a estes dados, fica claro que o sucesso de um negócio não depende apenas das habilidades do empreendedor, mas também das condições que ele encontra para empreender em seu município.

Em visitas às lojas, pudemos concluir que a sua maioria ainda é formada por profissionais que estão há mais de 10 anos com seus estabelecimentos.

interior7Experiência é cada vez mais determinante neste mercado, mas inovar é questão de sobrevivência. Lojas mais novas e que conseguiram se estabelecer, investiram em qualificação de venda, ambiente para vários públicos, show room, diferenciais que impulsionam o negócio mais rapidamente.

É fato que a situação da economia atual, não está favorecendo a proliferação de novos empreendimentos e contribui para o cenário atual de crise, mas, ainda assim o consumidor está lá, aguardando para que novos produtos e ofertas cheguem até ele.

interior6Uma reclamação, principalmente das lojas com mais tempo de existência, chama a atenção: “antes era comum a loja estar cheia pois a maioria dos veículos não era tão completa em acessórios e dávamos um banho de loja no carro”.

Mas este ambiente mudou. Mesmo os carros mais completos ainda possuem ampla gama de acessórios a ser explorada e, em nossa visão, o caminho inverso deve ser explorado. Não é mais possível ficar de braços cruzados, aguardando o cliente entrar na loja. Ações devem ser feitas para atrair o consumidor e fidelizar o cliente.

Avenida Acessórios (Ribeirão): Balcão de atendimento personalizado e amplo espaço para instalação.
Avenida Acessórios (Ribeirão): Balcão de atendimento personalizado e amplo espaço para instalação.

Quem é que recebe uma ligação ou um simples e-mail informando que chegou um novo produto na loja? São poucas as lojas que exploram um banco de dados de clientes, por exemplo!

Sobre isto, não nos referimos só a lojas desta região em particular mas o ponto é que o mercado continua aquecido no Interior, mesmo com todas as situações citadas anteriormente.

JR Acessórios (Franca): Investimento alto em show room, diversidade de produtos a pronta entrega e atendimento personalizado.

JR Acessórios (Franca): Investimento alto em show room, diversidade de produtos a pronta entrega e
atendimento personalizado.

E isto pode melhorar, pois há espaço para crescimento, principalmente se houvesse mais profissionalização do mercado, o que deveria ser feito em conjunto entre toda a cadeia.

Na cidade de Franca, tivemos a oportunidade de visitar uma distribuidora com forte atuação a lojistas locais, auto elétricas e concessionárias da região: a FLASH AUTOMOTIVE, que atende em média 300 lojas por mês, segundo os sócios Lazaro Silva Quiderolli (Comercial) e Alex Sander Marcel Faciroli (Administrativo). Eles contam que a região tem cerca de 1.300 lojas e a empresa tem ampliado a atuação a cada ano.

equipe da FLASH AUTOMOTIVE, Distribuidora de Franca:

equipe da FLASH AUTOMOTIVE, Distribuidora de Franca:

Os produtos e marcas com que mais atuam são: toda parte de som, incluindo insumos para instalação, além de vidros, travas, alarmes e alguns acessórios de marcas como: Taramps, Bravox, Stetsom, Spark (Usina), Mult engates, Permak, Shocklight, Faaftech, Tromot, Pósitron, Quantum, Tragial, TG Poli, Olimpus, entre outras.

“Estaremos participando do próximo ENAN em março e analisando novas possibilidades”, conta Lazin. “Como principal ponto positivo do nosso mercado, entendemos que ele está receptivo para as novas tecnologias e também novos acessórios, o que nos incentiva a investir cada vez mais. Como ponto negativo, vemos claramente a dificuldade do lojista em promover novos produtos para o consumidor final”, continua.

“Nossa região também tem sofrido com esse momento de crise. No início do ano passado percebemos um aumento na inadimplência, mas as vendas existiram. Buscamos alternativas, ampliando o leque de produtos e isso fez com que nossas vendas aumentassem em vez de se retraírem conforme estava o mercado.

Hoje já sentimos um início de ano melhor, com baixa inadimplência e crescimento expressivo nas vendas. Como a indústria automobilística está constantemente criando modelos, o segmento de acessórios tende a acompanhar este crescimento aumentando o leque de opções em produtos. Vemos o aumento da diversidade de produtos como o principal fator positivo que tem favorecido o distribuidor”. completou.

 

Texto: Fabio R. Codellos
Imagens: Equipe AM

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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