Creio que nunca trabalhamos tanto como temos trabalhado nos últimos tempos. Equipes enxutas, multifuncionalidade, mais tecnologia, tudo parece ser feito para nos manter ocupados e sempre ligados nas questões profissionais.
Penso que é justamente por isso que temos de planejar nossa qualidade de vida e incluir este item em nossa agenda. É uma forma de estar preparado para a pressão, stress e a longas jornadas de trabalho. O que é importante pensar no quesito qualidade de vida?
Horas trabalhadas. Para crescer na carreira é preciso trabalhar muito, fazer muita hora extra e, às vezes, longas jornadas. A questão é você ter resposta para a pergunta: – Vale a pena? Com o tempo e com a maturidade você vai aprender a lidar melhor com o assunto horas de trabalho, mas tem uma determinada fase da vida em que trabalhamos muito mais do que queremos.
Não esqueça a família. Quando fora do trabalho dedique uma atenção todo especial para a família. Procure sempre ter atividades divertidas com os filhos e nunca deixe de ter um tempo a sós com o marido ou esposa. De tempos em tempos um jantar naquele restaurante especial, um cineminha, sair para dançar, não deixe o relacionamento esfriar.
Cuide de seu corpo. Saúde é tudo. O seu corpo é como uma máquina que sempre deve ter cuidados especiais. Pratique um esporte de forma continuada. São tantas as opções que nem vale a pena enumerar. Tenha uma postura preventiva em relação à sua saúde, cuide bem de sua alimentação e evite exageros em encontros ou festividades da empresa. Caso não tenha tempo para nada e também não goste de se exercitar faça pequenas trocas. Ao invés do elevador vá pela escada ou suba alguns andares, na hora do almoço caminhe por pelo menos quinze minutos e se ficar muito tempo em frente ao computador use o descanso para os pés, proteção na tela para a visão e um pouco de alongamento a cada duas horas em que estiver sentado. Não vai ter tornar nenhum atleta, mas ajuda a prevenir pequenas lesões.
Cuide de sua mente. A mente também precisa descansar. Experimente praticar alguma arte marcial ou técnicas de relaxamento. Meditação é uma excelente e rápida opção e pode ser feita pela manhã ou à noite. Tente esvaziar sua cabeça do trabalho, lendo um bom romance ou aventura ou vendo um bom filme. Nossa mente precisar ser alimentada com coisas diferentes para estimular nossa criatividade e fugir um pouco do bê-á-bá organizacional. Tenha um hobby, aprenda artes, tudo é válido para revigorar as nossas idéias.
Cuide de seu espírito. A religiosidade é uma característica que ajuda em muito a sua carreira. Quem tem fé vai mais longe, enfrenta as adversidades com mais naturalidade, pois acredita que Deus está sempre presente. Não estou falando de religião, mas sim de acreditar no amor como filosofia de vida e manter um comportamento amoroso para com seus semelhantes. Começar e terminar o dia sempre com uma oração e agradecer muito mais do que pedir. Deus é pai e conhece muito bem cada um de seus filhos, suas verdadeiras intenções, aspirações e sonhos. Basta acreditar!
Qualidade de vida não é algo supérfluo, mas sim uma necessidade para ajudar a suportar a pressão, o stress e conseguir render muito mais no trabalho, sem ela sua vida tende ao desequilíbrio e sua carreira acaba afetada. Cuide bem do maior presente que Deus lhe deu: a sua vida.
Paulo Araújo – é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail:
consultores@revistaautomotivo.com.br