Modelo ganhou nova grade frontal, para-choques remodelados e faróis de neblina
A Volkswagen apresentou nesta semana o Jetta 2022. Com novo visual o sedã médio estreia importantes novidades mas principalmente um motor 1.5 TSI que é a evolução do 1.4 que temos aqui. Com certeza teremos o Jetta com novo visual mas talvez não com o novo motor. Ele ficou bem mais equipado e conectado alinhando-se aos concorrentes.
Estilo renovado
Por fora, o sedã ganhou nova grade frontal, para-choques remodelados e faróis de neblina com posição vertical. Na versão GLI, as mudanças ficam por conta dos detalhes vermelhos na grade e escape duplo com saídas maiores. Em todas as versões os faróis e as lanternas são de LED, mas só o GLI esportiva tem projetores.
O Jetta também ganhou novas cores e agora está disponível em 7 tonalidades diferentes. As rodas também ganharam novo desenho e tem 16” nas versões mais baratas, podendo chegar a 18” na versão GLI.
Na parte interna, o Jetta agora conta com quadro de instrumentos digital de 8” em todas as versões, com exceção da GLI que ganhou quadro de 10”. Na linha 2022 o sedã passa a contar com Wi-Fi a bordo, carregador sem fio para smartphones, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e novas opções de revestimento para os bancos. Na versão esportiva, o carro ainda conta com costuras vermelhas aparente nos bancos e volante. A partir da versão intermediária o carro ganhou de serie o pacote de assistência à condução do IQ.DRIVE.
Novo motor com 10cv a mais
Nos EUA a principal novidade fica por conta do novo motor 1.5 TSI. A nova motorização entrega 160cv e 25,4kgfm de torque e é oferecida já na Europa em modelos Audi e Volkswagen. O câmbio pode ser manual de seis marchas, ou automático de 8 velocidades. Se tivermos a novidade na mesma configuração no Brasil teremos a estreia de um novo motor e câmbio que não é oferecido nem mesmo no Audi Q3 em nosso mercado.
E no Brasil?
Tendo a Volkswagen que fazer o processo de tropicalização para que o 1.5 seja flex, não será estranho que a marca opte por manter o 1.4 já oferecido. O Jetta GLI continua equipado com motor 2.0 TSI, que entrega 230 cv e 35,7 kgfm de força. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem.
No mercado norteamericano as vendas terão início no final deste ano. Os preços ainda não foram divulgados mas não devem fugir muito da média dos modelos compactos norte-americanos como Toyota Corolla, Honda Civic, Hyundai Elantra, Kia Forte, Mazda 3 e Subaru Impreza. Por lá estes carros tem preços a partir de US$ 20 mil, cerca de R$ 103 mil em conversão direta.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de Agosto, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.