A Automobili Lamborghini confirmou o lançamento de um modelo de utilitário esportivo, que deverá ser incorporado à sua linha de produtos até 2018.
O novo modelo deve ser baseado no concept Urus, apresentado na edição de 2012 do Salão de Pequim e grande sucesso de público.
Com o novo modelo, a tradicional casa fabricante de superesportivos de Sant’Agatha Bolognese pretende inaugurar uma nova categoria de veículos, a dos superesportivos utilitários, com estilo e características de utilitário e desempenho de superesportivo. Até agora, o modelo que mais perto chegava dessa definição era o Porsche Cayman.
Para poder investir as centenas de milhões de euros necessários para fabricar o seu SUV, a Lamborghini e sua casa mãe, a Audi, do Grupo Volkswagen, tiveram de realizar uma complicada operação que envolveu o governo italiano, o governo da região de Emilia Romagna e sindicatos de trabalhadores.
Para que o veículo seja fabricado na Itália, a fábrica terá de passar de 70.000 m2 para 150.000 m2 de área coberta e cerca de 500 funcionários adicionais terão de ser contratados.