História de sucesso e diversificação para atender todos os segmentos do aftermarket
A Matrix faz parte do grupo BR Autoparts. Com 20 de anos de experiência no ramo de acessórios a marca é considerada uma das maiores do Brasil. Apesar da bagagem que traz toda a credencial de atuação em um segmento que não para de evoluir, a Matrix está no universo de um dos maiores grupos distribuidores com 63 anos de atuação.
Em um contexto de pós-pandemia esta não é a primeira crise que o grupo enfrenta. Em tempos de queda de demanda e incertezas, os executivos Rogerio Giestas de Oliveira, fundador da Matrix e Diretor da CAR CENTRAL e também Armando Sentim, diretor da DASA, falaram com exclusividade à revista AutoMOTIVO sobre como atuam para superar a crise e as oportunidades do setor.
Armando Sentim ao comentar a grande experiência de seis décadas do grupo relembra quantas crises foram superadas. “A venda de carro novo reduziu muito mas aumenta a demanda por peças de reposição. A aplicação em carros usados vive um bom momento por exemplo”, salienta.
Som automotivo em crise?
Se por um lado a crise levou a uma redução temporária das vendas de automóveis, combustíveis e tudo o que está relacionado ao mundo automotivo por outro a mobilidade mantém esta economia bem aquecida. “O mercado sofreu demais porque as pessoas retraíram o consumo e o áudio é algo que pode ser postergado em razão da prioridade”, admite Giestas.
Questionamos aos executivos se o consumidor, teoricamente retraído, agora irá buscar produtos mais baratos e a resposta foi unânime: não, o momento é de venda de produtos melhores. “Por incrível que pareça o consumidor está indo do médio para o mais caro, do produto bom para o ótimo”.
Quais os desafios deste cenário pós-pandemia?
Armando Sentim lembra também que esta é uma crise única no mundo contemporâneo. “Sempre olho como oportunidade de melhoria. Estamos revisitando modelos, custos, a maneira de se fazer as coisas. Nosso negócio é muito físico trabalhando com logística e reposição de mercadorias. Tem como mudar e o e-commerce é importante mas não muda atividades de suporte como comprar, estocar, vender e distribuir.”, diz o experiente executivo.
Preparar-se para a crise
Ao chegar aos 20 anos da Matrix inserida em 18 filiais com presença nacional a crise sem dúvida preocupa mas a preparação é tida como um dos segredos do sucesso segundo Giestas. “Tem concorrentes que se retraem nesse momento então você sempre precisa estar preparado. Ter capital e comprar. A empresa tem mais de 60 anos, é muito forte e bem gerido e isso faz a diferença nos momentos de crise”, aposta.
História começou nos anos 1950
História da BR Autoparts começa com Evaristo Comolatti, que chega em São Paulo no ano de 1957 recém chegado da Itália com grande experiência em transportes, em busca de oportunidades em um país muito promissor, o Brasil. Na bagagem, o empreendedor italiano trouxe caminhões que atuariam no ramo de construção. Entre as obras que faria no Brasil estão o pavilhão do Aeroporto de Congonhas. Pouco tempo depois a falta de peças de reposição levou Comolatti a iniciar sua atuação no ramo.
Já em 1966 a Comolatti adquire a SAMA Distribuidora de autopeças no tempo em que a indústria automobilística brasileira crescia vertiginosamente. Em 1980 a empresa adquire também a ROLES autopeças. E a consolidação não parou. Em 1995 adquiriram a Laguna, distribuidora especializada em motores diesel e em 1998, já com intenção de formar um grande grupo, passou a usar o nome DASA onde consolidou suas marcas. Em 2000, de forma paralela, a Matrix foi fundada e adquira oito anos depois pelo grupo DASA.
Como parte do grupo estão negócios variados em empresas como Sama Auto Peças, Laguna Autopeças, Cofipe Veículos, restaurante Terraço Itália, Bernina Imobiliária, Tietê Veículos, Roles Distribuidora, RPR Distribuidora, Matrix Distribuidora e Pellegrino Distribuidora