Home / Veículos / Carros / McLaren 650S CAN-AM – Das pistas para a história

McLaren 650S CAN-AM – Das pistas para a história

Edição especial comemora os 50 anos da Can-Am, tradicional categoria de corridas que acontecia nos EUA e Canadá

A Can-Am (Canadian-American Challenge Cup) foi uma das categorias mais tradicionais do automobilismo entre as décadas de 60 e 80. Disputada nos circuitos dos EUA e do Canadá, revelou e atraiu nomes conhecidos do automobilismo, como Bruce McLaren, Al Unser Jr. e Jacques Villeneuve, que somam títulos na categoria.

Para comemorar os 50 anos da corrida inaugural da Can-Am, a McLaren (que levou o pentacampeonato entre 1967 e 1971) convocou sua equipe de operações especiais, a McLaren Special Operations, que preparou uma edição especial do seu 650S Spider, o 650S Can-Am.

Tecnologia do futuro para lembrar do passado

Apesar do espaço de 50 anos na tecnologia, os engenheiros da fabricante britânica se empenharam para aproximar o clássico do moderno. Alojados dentro de um difusor de fibra de carbono, as quatro saídas do escapamento em aço inoxidável polido contribuem para a emissão de um ronco semelhante ao dos modelos do passado.

Também são em fibra de carbono os para-lamas, o capô, as entradas de ar, os spoilers e as portas, contribuindo para que o veículo alcance os 100 km/h em apenas 3 segundos.

Quem dá impulsão à máquina é o motor 3.8 Twin Turbo que gera 641 cavalos e 678 Nm de torque, possibilitando que veículo chegue aos 329 km/h de velocidade máxima. Para que o 650S Can-Am realize uma frenagem segura, foram instalados freios de cerâmica de carbono com pinças pintadas na cor preta.

As rodas, presas com parafusos de titânio, foram inspiradas nos protótipos da equipe que competiram durante o quinquênio vitorioso da McLaren na Can-Am.

50 anos, 50 unidades

Nos detalhes, o veículo carrega o emblema da Can-Am, lembrando que aquela é uma edição especial e exclusivíssima: a produção se limita a 50 unidades. As cores escolhidas para o modelo pela McLaren foram o vermelho Mars Red, o laranja Papaya Spark e o preto Onyx Black.

O bi-campeão da Can-Am e fundador da equipe, Bruce McLaren, disse certa vez que “a vida é medida também em realizações, não só em anos”. 50 anos depois, A McLaren 650S Can-Am não só prova que ele estava certo, mas utiliza o máximo de sua tecnologia e criatividade para produzir mais um veículo que marca a história.

Texto: Felipe Negri Vicentini
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo