A simples menção do nome McLaren já faz quem gosta de carros esportivos topo de linha ficar alerta. A oportunidade de admirar um dos seus modelos, como a 12C, a 650S ou a P1, então, faz muito marmanjo babar, mesmo no Exterior.
Afinal, uma McLaren de rua é descendente direta dos bólidos de Fórmula 1 da equipe fundada pelo célebre piloto Bruce McLaren e que conquistou mais de 180 vitórias e oito campeonatos mundiais na categoria, pilotada por nomes como Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, Alain Prost e Niki Lauda.
Portanto, se for um inédito concept car baseado na nova 650S Coupé e especialmente desenvolvido pela McLaren Special Operations, divisão de personalização de veículos da fábrica de Woking, na Inglaterra, o resultado chega muito perto de sonhar acordado.
Especialmente desenvolvida pensando em quem quer chamar a atenção em mercados onde carros esportivos caríssimos e exclusivos são comuns, como Beverly Hills, Monte Carlo, Londres, Abu Dhabi, Dubai ou Cingapura, a McLaren MSO 650S Coupé Concept não desaponta nem os compradores mais exigentes.
Foco na aparência
Como tomou como base a bela 650S Coupé lançada em março no Salão de Genebra, a McLaren Special Operations não precisou mexer na parte de desempenho e pôde se concentrar só na aparência.
Afinal, nem mesmo o cliente mais exigente poderá reclamar da performance de um modelo construído em fibra de carbono e impulsionado por um motor McLaren V8 Twin Turbo, com uma caixa de câmbio de sete marchas que levam o velocímetro até 333 km/h, acelerando de zero a 100km/h em só 3 segundos.
A carroceria ganhou uma série de componentes redesenhados e moldados em fibra de carbono, como aletas laterais maiores, um difusor traseiro retrabalhado e um aerofólio traseiro adaptativo também aumentado.
Cobrindo tudo, foi criada uma pintura que mistura camadas de tinta preta brilhante com tinta vermelho rubi flocada, batizada de Agrigan Black, e detalhes em preto acetinado. Exposta ao sol, essa pintura muda de cor, num efeito impactante. As rodas, calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, também foram pintadas de preto.
Por dentro, o interior semi-espartano focado no motorista (ou seria piloto?) ganhou assentos de competição baseados nos da McLaren P1 e revestidos com couro preto e acabamentos em fibra de carbono acetinada. Eles oferecem mais suporte e permitem que motorista e passageiro tenham um posicionamento ainda mais baixo, além de pouparem 15 quilos no peso.
Embora a MSO 650S Coupé Concept seja descrita como um estudo de estilo, a fábrica está monitorando atentamente a reação do público, de olhos na possibilidade da produção em série. Atualmente, o modelo é apresentado para clientes muito especiais em um tour pela China.
Deu vontade de ter uma na garagem? Como ela ainda é um concept, não dá para saber preço mas, considerando que a 650S Coupé de série foi anunciada no Salão de Nova Iorque, em abril, por “apenas” US$265.000, todo esse trabalho de personalização deve levar o preço para mais de US$ 300.000.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação