Balanço divulgado pela Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) referente ao primeiro bimestre de 2019 aponta crescimento de 7,1% nas vendas de automóveis e comerciais leves usados e seminovos no país, na comparação com igual período do ano passado.
De acordo com a entidade, que representa os lojistas multimarcas, os meses de janeiro e fevereiro somaram 2.282.854 unidades comercializadas.
A alta no acumulado deste ano, de acordo com a federação, foi puxada pelo bom desempenho da Região Nordeste, cujas vendas cresceram 18,3%, bem acima da média do setor. Os números sustentam um “otimismo moderado” quanto ao segmento, nas palavras de Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.
“Continuamos mantendo um otimismo moderado para o comportamento do segmento neste ano, mantendo uma atenção especial ao nível de confiança do consumidor”, avalia.
Ainda assim, o desempenho de fevereiro, que registrou 1.119.477 veículos vendidos, apresentou queda de 3,8% na comparação com janeiro — justificada pelo fato de o mês passado ter dois dias a menos, de acordo com a federação. Ao mesmo tempo, a performance de fevereiro de 2019 foi 13,5% maior ante fevereiro de 2018.