Home / Veículos / Carros / Nissan GT-R50: Presente de luxo

Nissan GT-R50: Presente de luxo

Marca japonesa produz modelo exclusivo para celebrar os 50 anos de existência.

Marca japonesa produz modelo exclusivo para celebrar os 50 anos de existência.

A Nissan e a Italdesign criaram um novo protótipo – o Nissan GT-R50 da Italdesign. Baseado em uma produção do modelo 2018 Nissan GT-R NISMO, o carro exclusivo comemora os 50º aniversários do GT-R e Italdesign. “E se criássemos um GT-R sem limites? E, em seguida, conseguiríamos construí-lo?” Disse Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan.

“Esta é uma rara janela no tempo em que dois grandes momentos se cruzam: 50 anos da Italdesign moldando o mundo automotivo e 50 anos da Nissan gerando emoção através do nosso icônico GT-R. Então, para celebrar essa convergência, a Nissan e a Italdesign criaram este GT- R para marcar 50 anos de liderança em engenharia”. A Italdesign desenvolveu, projetou e construiu o carro. Os designs exteriores e interiores distintivos e nítidos foram criados pelas equipas da Nissan Design Europa, em Londres e da Nissan Design América.

Motor V6 VR38DETT de 3.8 litros montado manualmente para produzir 720ps e 780 Nm de torque

Motor V6 VR38DETT de 3.8 litros montado manualmente para produzir 720ps e 780 Nm de torque

Mais sobre a Nissan e Italdesign

Fundada no Japão, no ano de 1933 a Nissan possui cerca de 160 mil funcionários, distribuídos nos 200 países onde a companhia atua. As 45 fábricas espalhadas ao redor do globo produzem dezenas de modelos globais e regionais que atuam nas vitrines das mais de seis mil concessionárias da marca.

gtr50-7A Nissan conta com cinco estúdios de Design – China, Estados Unidos e Reino Unido e dois no Japão. A montadora japonesa está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro.

2018 contempla o 50º aniversário da Italdesign desde sua fundação, em 13 de fevereiro de 1968. A marca italiana é uma das empresas líderes mundiais na prestação de serviços de desenvolvimento para a indústria automotiva. A fábrica abrange mais de 50.000 metros quadrados, 1000 trabalhadores na Itália e no exterior.

Painel de instrumentos e revestimentos  de portas, juntamente com preto alcantara e couro italiano preto fino nos assentos

Painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com preto alcantara e couro italiano preto fino nos assentos

Desde a sua criação, a missão da empresa é fornecer uma ampla gama de serviços dedicados ao desenvolvimento de novos veículos. Com uma experiência de cinquenta anos, a Italdesign trabalha em colaboração com fabricantes de automóveis, desde a primeira definição do produto até o início da produção.

Começando na frente, o Nissan GT-R50 da Italdesign apresenta um distinto elemento interno dourado que se estende por quase toda a largura do veículo. O capô tem uma protuberância de potência mais pronunciada, e os finos faróis de LED se estendem do arco da roda até o lábio acima das entradas externas de resfriamento.

As luzes traseiras duplas do GT-R foram reinventadas como uma característica  "flutuante" separada, com anéis de luz finos e centros ocos

As luzes traseiras duplas do GT-R foram reinventadas como uma característica
“flutuante” separada, com anéis de luz finos e centros ocos

Dominando a vista lateral, a distinta linha de teto foi rebaixada em 54 milímetros e possui uma seção central mais baixa, enquanto as partes externas levemente elevadas conferem ao perfil do teto uma aparência musculosa. A assinatura GT-R “samurai blade” saídas de refrigeração atrás das rodas da frente ganhou mais destaque com um detalhe de ouro que se estende da parte inferior das portas para a linha de ombro.

A parte traseira destaca a pista larga do carro com chamas fortes e musculosas ao redor das rodas. A linha do ombro se estreita em torno da base da janela traseira e se dirige para o centro da tampa do porta-malas. De uma forma dramática, a linha da janela traseira desce mais e mais do que no carro padrão. Combinado com mais elementos de ouro, ele aparece como um elemento modular separado da estrutura traseira.

gtr50-5As luzes traseiras duplas do GT-R foram reinventadas como uma característica “flutuante” separada, com anéis de luz finos e centros ocos, montados de modo a unirem-se ao contraforte externo e à parte central da estrutura do porta-malas. Uma asa traseira grande e ajustável, montada com dois montantes, completa a aparência geral. Rodas personalizadas – 21 x 10 polegadas na frente e 21 x 10,5 polegadas na traseira – acentuam a postura ousada do carro. O exterior é acabado em tinta Cinza Cinzento Líquido com toques distintos de aniversário Energetic Sigma Gold.

Os finos faróis de LED se estendem do arco da roda até acima das entradas externas de resfriamento

Os finos faróis de LED se estendem do arco da roda até acima das entradas externas de resfriamento

No interior, o Nissan GT-R50 da Italdesign reflete seu moderno pedigree de alta performance. Dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são amplamente utilizados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com preto alcantara e couro italiano preto fino nos assentos.

gtr50-6Acentos dourados ecoam o tratamento externo em todo o painel de instrumentos, portas e o painel futurista inspirado no carro de corrida. O cubo central e os raios do volante sob medida são feitos de fibra de carbono, enquanto o aro apresenta um fundo plano e acabamento alcantara a condizer.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo