A palavra concept no Nissan Invitation passa longe de ser ideal, pois o veículo que a montadora japonesa controlada pela Renault apresentou recentemente no Salão de Genebra está muito mais como modelo de pré-série do que um criado com o objetivo de testar a reação do público a conceitos.
A primeira coisa que chama atenção nesse hatchback é o design surpreendentemente agradável, sem aquelas formas diferentes típicas da maioria dos carros da Nissan.
Soluções de design simples, como os frisos dentro dos faróis e os “bigodes” nas laterais do spoiler dianteiro, e outras, como os vincos acentuados, dão ao Invitation uma aparência marcante.
Com porte semelhante ao do Honda Fit tanto interna quanto externamente – e inclusive lembrando um pouco o aspecto do carro da Honda – o modelo exibido pela Nissan em Genebra tinha 4,15 m. de comprimento, 1,74 m. de largura e 1,47 m. de altura.
Segundo dados divulgados pela fábrica, o Invitation (convite, em inglês) usa o mesmo motor do March ( que no exterior é chamado de Micra ) só que numa versão 1.0 turbo.
A idéia, de acordo com a Nissan, é oferecer ao mercado um veículo que “convide o motorista a usa-lo”, aliando design atrativo, bom espaço interno, dimensões externas compactas, bom desempenho e economia.
Complementando esse pacote técnico, o novo modelo da Nissan deverá oferecer equipamentos de ponta para facilitar a vida do motorista, inéditos em um carro desse porte, como o Around View Monitor (AVM) que usa quatro câmeras estategicamente posicionadas para facilitar manobras como marcha a ré e estacionamento em “baliza”.
O sistema de segurança Nissan Safety Shield Technology interage com o motorista, mantendo-o constantemente informado sobre tudo o que acontece ao redor do carro.
Uma notícia interessante para o mercado brasileiro é que o Invitation usa a mesma plataforma e pacote mecânico básico do March, o que pode significar que ele venha a ser produzido no Brasil futuramente, depois do lançamento na Europa em 2013.