Home / Destaques / Nissan Leaf: O futuro já chegou!

Nissan Leaf: O futuro já chegou!

Ao apresentar seu novo Leaf, a Nissan deixa claro ao mundo que está pensando no futuro. O elétrico mais vendido no mundo finalmente chega ao mercado brasileiro, e cheio de novidades. Além de contar com uma bateria melhor, que possui autonomia de 241Km.

O modelo traz para o país algumas tecnologias que a própria marca pretende transformar em tendência para os próximos modelos, como o e-pedal, onde é possível acelerar, desacelerar e frear com um movimento único e contínuo. Soltando apenas o acelerador para uma frenagem regenerativa automática e pressionar para a aceleração com base na sua velocidade atual.

Tecnologia, aliás, é a base dessa nova versão, outra função importante é a câmera 360º inteligente que detecta qualquer objeto ao redor do carro, seja parado ou em movimento. As quatro câmeras posicionadas proporcionam uma visão em close do que está à frente, na direção traseira e nas laterais.

Os sensores de ré na traseira informam sobre objetos atrás do veículo. Os sensores da parte traseira ainda detectam os veículos que se aproximam de ambos os lados e dão um alerta, proporcionando mais segurança.

Outra grande novidade da Nissan é o ProPILOT é uma tecnologia de condução autônoma de via única. Uma vez ativado, ele pode controlar automaticamente a distância até o veículo na frente, usando uma velocidade predefinida pelo motorista entre cerca de 30 km e 100 km/h. Ele também pode ajudar o motorista a dirigir e manter o veículo centralizado em sua pista.

Se o carro da frente parar, o sistema ProPILOT aplica automaticamente os freios para parar o veículo, se necessário. Depois de parar completamente, o veículo pode permanecer no lugar mesmo que o pé do motorista esteja fora do freio.

Interior passou por uma considerável mudança, ganhando em tecnologia e estilo.

Se o tráfego for reiniciado, o carro retomará a condução quando o motorista acionar o comando novamente ou pressionar levemente o acelerador para ativar a função.

Apesar do upgrade na autonomia da bateria, o Leaf ainda é o que possui a menor duração entre os modelos “populares” apresentados para o mercado no Brasil, Renault Zoe e Chevrolet Bolt.

O modelo oferece a autonomia de 241 km no epa: ciclo de condução composto de aproximadamente metade de tráfego urbano e metade de condução extra urbana (com base na distância percorrida). Há a opção do modo ecológico para viajar até 10% mais longe. Ele aumenta ligeiramente a frenagem regenerativa de forma a aumentar também a sua autonomia.

E-pedal é considerado a grande inovação do modelo. Função pode virar tendência entre os próximos modelos da marca japonesa

Esteticamente o modelo também melhorou consideravelmente. Na parte externa o design foi inspirado no carro IDS Concept, apresentado pela primeira vez em 2015. A parte dianteira caracteriza a grade de V-movimento, que já vem se tornando parte da identidade visual da marca japonesa.

Sistema de recarga do Leaf se encontra na parte frontal do veículo

A parte interna do Leaf foi bem interior remodelado pela Nissan, no painel de bordo e no volante e a nova aparência da tela 7 polegadas a cores (TFT). O layout do monitor foi reprojetado para facilitar o acesso aos principais recursos, como a tecnologia Safety Shield, o estado de carga, o medidor de energia e as informações do sistema de áudio e navegação.

Texto: Matheus Oliveira
Imagens: Divulgação

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo