Modelos devem chegar entre o final deste ano ou no início de 2022
Depois da onda dos crossovers compactos o Brasil deverá repetir mercados como a Índia e Malásia ao receber por aqui os “mini SUVs”. Tratam-se de bases ultra-compactas, com menos de 4m de comprimento, motor 1.0 aspirado ou turbo e apetite para concorrer com carros compactos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e Polo, Fiat Argo, Ford Ka, Toyota Yaris e Renault Sandero.
Para o nosso mercado há três projetos bem adiantados em teste: Nissan Magnite, Renault Kiger e Citroën C3 Aircross ou Sporty.
Top 15 Acessórios indispensáveis para o Jeep Renegade – como equipar. Veja o vídeo!
No caso do Nissan Magnite e Renault Kiger a base é a CMF-A+ que serve ao Kwid, cujas medidas são 3,68m de comprimento, 1,57m de largura, 1,47m de altura e 2,42m de entre-eixos. Porém no caso dos dois Crossovers, as medidas devem ser 3,99m de comprimento, 1,75m de largura e 2,50m de entre-eixos. Parecem crescidinhos? São 30cm em média menores que os crossovers como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Nisssan Kicks.
Ambos terão motor 1.0TCE turbo de 100cv além do motor aspirado 1.0SCe de 70cv fabricado aqui. Pela mesma base, Magnite e Kiger devem sair da mesma fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, unidade da Renault.
No terceiro caso os testes já acontecem: o Citroën C3 Aircross ou Sporty será o mini SUV a chegar pela bandeira do grupo PSA. O carro foi visto rodando em Volta Redonda/RJ na semana passada, próximo à unidade de Porto Real. Pelo porte o novo carro será elevado e estreito usando também a base modular CMP (a mesma do 208) que também dará origem a um sedã é um hatch da mesma família.
Os três modelos devem chegar entre o final deste ano e início de 2022.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de dezembro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.