Home / Veículos / Carros / Nissan, Renault e Mitsubishi investirão 23 bilhões de euros em carros elétricos

Nissan, Renault e Mitsubishi investirão 23 bilhões de euros em carros elétricos

Empresas prometeram lançar 35 carros e cinco novas plataformas elétricas até 2030

CMF-BEV será lançada em 2024 e será compacta para oferecer até 400 km de autonomia

A Renault, Nissan e Mitsubishi anunciaram uma aliança para investir 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em carros elétricos. Além disso, as montadoras planejam lançar 35 modelos para esse segmento até 2030. As marcas também irão desenvolver cinco novas plataformas elétricas.

As empresas devem compartilhar ainda mais as plataformas nos próximos anos, o que deve chegar a 80% dos carros das marcas, o que totalizará 90 veículos até 2026. Atualmente, 60% dos veículos utilizam as mesmas plataformas. A aliança entre as empresas ainda deve reduzir os custos das baterias em 50% até 2026 e de 65% até 2028.

Aliança entre as empresas ainda deve reduzir os custos das baterias em 50% até 2026

Segundo as companhias, a capacidade de produção será de 220 GWh até 2030. Também devem compartilhar tecnologias como as baterias de estado sólido, que têm o desenvolvimento liderado pela Nissan.

Empresas devem compartilhar ainda mais as plataformas nos próximos anos

Em relação às plataformas elétricas, a CMF-AEV será a mais acessível. Já a KEI-EV será utilizada por modelos elétricos ultracompactos. Já veículos utilitários como Renault Kangoo e Nissan Town Star devem utilizar a LCV-EV. A CMF-EV será utilizada pelos modelos Nissan Ariya, Renault Mégane E-Tech Electric, além de ser uma plataforma elétrica global e flexível. De acordo com a marca, até 2030 1,5 milhão de modelos utilizarão essa plataforma. Por fim, a CMF-BEV será lançada em 2024 e será compacta para oferecer até 400 km de autonomia.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de janeiro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo