Home / Últimas Notícias / Análise / Novos itens obrigatórios nos carros geram oportunidades para empresas de acessórios

Novos itens obrigatórios nos carros geram oportunidades para empresas de acessórios

Novos itens como DRL, repetidor de seta e sinalização de frenagem brusca podem ser instalados no mercado e geram oportunidades para fabricantes e importadores

A partir de janeiro de 2024, o Contran (Conselho nacional de trânsito) determinou a inclusão de novos itens de segurança nos carros fabricados no Brasil. Entre estes novos 6 itens estão itens que podem gerar oportunidades para os fabricantes e importadores de acessórios. Veja quais são estas novidades que passam a ser oferecidas em todos os carros fabricados no país.

DRL – luz de rodagem diurna
Alguns carros ganharam solução em LED e outros fabricantes simplesmente instalaram luzes de neblina que ficam permanentemente acesas. Mas a tendência para 2024 é que o consumidor procure mais tanto as luzes de neblina quanto as fitas de LED que podem ser agregadas ao conjunto do farol.

Essa luz deve estar permanentemente acesa especialmente nas estradas onde seu uso é obrigatório em pistas simples.

Veja aqui a matéria especial sobre DRL da Revista Automotivo e quais são as principais soluções do mercado para instalar esse produto.

Repetidor de seta nos retrovisores ou para-lamas


Todos os carros precisam contar com repetidor de seta. A tendência para o mercado de acessórios é que o consumidor procure os repetidores para instalação no corpo do retrovisor externo do veículo. Isso pode gerar grandes oportunidades para importadores e fabricantes.

Alerta de frenagem de emergência
Quanto o motorista pisar mais fundo no freio até a parada do carro, o pisca alerta é acionado. Este item passa a ser obrigatório em todos os carros novos a partir deste ano. Dessa forma, as luzes sequenciais, alertas de frenagem e acessórios com esse perfil devem ter mais espaço no mercado.

Importante lembrar que estes itens não são obrigatórios para os carros que já estão no mercado mas sim no mercado de veículos novos. No entanto, a tendência é que o consumidor também busque equipar melhor seu veículo especialmente com estes itens descritos acima.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo