O protetor de cárter foi criado para proteger não apenas essa peça do veículo – recipiente onde fica localizado o óleo lubrificante –, mas, também, demais componentes como correias, alternador e compressor de ar condicionado contra impactos que possam prejudicar seu funcionamento.
No Brasil, devido à má conservação das vias expressas e urbanas, caracterizadas por pavimentação de qualidade questionável, pistas desniveladas, buracos e lombadas irregulares, o protetor de cárter pode ser um grande aliado dos carros de passeio, principalmente aqueles projetados com a suspensão mais baixa, como os modelos esportivos.
O acessório também garante uma proteção extra aos veículos rurais, que trafegam em terrenos irregulares e de terra (portanto, mais suscetíveis a ação da chuva e do vento) ou, até mesmo, utilitários, como as picapes, que transportam grande volume de carga.
Leia também:
Cuidados na hora de escolher o protetor de cárter
Na hora de escolher o protetor de cárter é importante observar se o produto foi fabricado com material de qualidade e desenvolvido sob medida, ou seja, adequado à marca, ao modelo e ao ano de fabricação do automóvel.
“Utilizar uma peça com especificação errada pode gerar ruídos e prejudicar a circulação de ar, elevando a temperatura do motor, comprometendo a segurança do veículo e, por consequência, a dos passageiros“, alerta Anderson Peres, gerente Comercial e de Marketing da Horizon Global Brasil, detentora da marca DHF, líder de mercado no fornecimento de protetores de cárter no País.
Ele também alerta para outro detalhe: “Uma peça produzida com uma espessura indevida também pode fornecer uma falsa sensação de proteção quando, na verdade, poderá trazer prejuízo ao consumidor ao quebrar por um pequeno impacto ou, até mesmo, por vibrações em excesso”.
Além de se atentar para a especificação correta, os proprietários de veículos também precisam se certificar sobre a qualidade da mão-de-obra escolhida para a instalação dos componentes.
O alerta é dado pelo gerente da Atlanta Autopeças, Alex Capelo: “O cliente também precisa ter critério na escolha do autocenter e do profissional, que fará a instalação do protetor de cárter”.
Ele ainda ressalta que, em casos mais graves, a instalação incorreta do protetor de cárter pode acarretar em prejuízos graves e comprometer o funcionamento do motor de modo irreversível.