Muitas vezes essa é a pergunta que não fazemos aos nossos clientes e isso é o inicio de uma frustração:
1 – Do cliente, que não obteve o que queria;
2 – Do instalador, que sente não ter conseguido satisfazer o cliente porque, muitas vezes, poucas pessoas sabem responder a esta pergunta.
Conceitualmente, um som de qualidade é aquele que consegue reproduzir, com fidelidade, o som tal como ele foi produzido originalmente.
Ou seja, se ouvimos uma música em um sistema de qualidade, podemos definir quais instrumentos que estão sendo utilizados e o local aonde foi gravada a música, assim como o posicionamento de cada elemento no palco.
Mas isso, é muito conceitual. A qualidade sonora vai muito além disso.
Poucas pessoas conseguiriam entender esse conceito, pois as suas referências musicais, muitas vezes e infelizmente, não são as ideais.
Exemplo: Hoje em dia, a maioria das pessoas tem poucas referências musicais, ou seja, o que elas ouvem, não tem a devida qualidade.
Quando a pessoa ouve uma música, ela ouve graves, médios e agudos, mas não consegue definir que instrumentos originam esses tipos de som e isso acontece por alguns motivos:
1 – Ela não conhece o som original que os instrumentos musicais produzem;
2 – Os sistemas de som que ela ouve não reproduzem o som com qualidade;
3 – O tipo de música e/ou gravação, são muito limitados e, por isso, não há a definição de som.
E essa é a nossa realidade. Hoje, as pessoas utilizam gravações de músicas baixadas em sites na Internet, compactadas em diversos formatos e que, muitas vezes, nem possuem instrumentos tradicionais, apenas sintetizadores, remix de outras músicas e etc.
Sendo assim, será difícil ao consumidor final entender o que é qualidade sonora e desejar ter um sistema de som de qualidade.
Haja visto que os paredões estão cada vez maiores e o investimento que os acompanha é proporcional a este crescimento e isso não quer dizer que não tenham qualidade.
O que aconteceu foi a evolução dos profissionais dessa área. Infelizmente, não digo que todos tenham evoluído, mas quem evoluiu compreendeu que qualidade de som é entender o que o cliente deseja e surpreendê-lo com um resultado superior ao que ele imagina encontrar.
SQ Brasil
O selo SQ Brasil reúne importadoras de produtos “high-end” visando promover a exposição de seus produtos e marcas ao consumidor final e workshops sobre o que é o SOM DE QUALIDADE.
Texto: Eduardo Hirai / Relm Audio
Imagem: Divulgação