Home / Veículos / Concept Cars / Opel Ampera, do conceito às ruas

Opel Ampera, do conceito às ruas

O bonito Opel Ampera

 

Um carro conceito, ou carro conceitual, é um projeto que pode começar como exercício de estilo, testando novas propostas e tendências que podem ou não um dia virar realidade e serem incorporadas aos veículos de produção seriada.

Todos os anos vemos dezenas de carros conceito expostos como atrações nos stands de montadoras e estúdios de design nos principais salões automobilísticos ao redor do mundo.Nas edições da AutoMOTIVO eles já se tornaram uma atração tradicional.

Opel Ampera visto de frenteDependendo das reações do público dentro e fora desses salões, da imprensa e da própria indústria automobilística, esses veículos de aparência futurista podem ou não se tornar realidade, total ou parcialmente.

Na maioria das vezes, só uma ou outra idéia é aproveitada. Raríssimas vezes vemos um carro conceito ultrapassar os estágios de atração e de fonte de idéias, chegando às linhas de produção.

Um desses casos raros é o do Opel Ampera, que no início deste ano começou a ser entregues aos primeiros compradores, sem perder o aspecto de atração de Salão do Automóvel nem custar uma fortuna.

Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2009, começou a ser fabricado no final do ano passado e finalmente chegou às ruas no inicio deste ano, a um preço a partir de 42.900 euros (pouco menos de R$210 mil).

Produzido pela divisão alemã da General Motors, a Opel, o Ampera é um cinco portas, com espaço para quatro passageiros adultos. Sua principal característica técnica é de ser um carro elétrico híbrido que oferece uma autonomia de mais de 500 quilometros.

A plataforma de carros elétricos da General Motors foi desenvolvida por diversas das divisões da montadora americana, gerando outros modelos como o americano Chevrolet Volt, mas, de todos eles, o Ampera é certamente o que tem o estilo mais arrojado.

Interior do Opel AmperaE de todos os seus traços, a frente é o que mais chama a atenção, graças ao conjunto ótico em forma de bumerangue, que lhe dá um aspecto agressivo e diferenciado, mesmo quando visto só de lado.

O sistema de propulsão E-VER do Ampera é o primeiro sistema elétrico “plug-in” com extensor de autonomia do mundo num veículo de produção em série. Composto por um motor elétrico com 111 kW (150 cv) de potência e um motor-gerador a gasolina 1.4 ECOTEC® com 63 kW (86 cv) que é usado para para alimentar um gerador elétrico que alimenta o inovador conjunto de baterias de ions de lítio (Li-Ion).

Graças ao motor elétrico de 150 cv e ao baixa relação peso-potência, o Ampera acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos ou menos. A maioria dos veículos híbridos convencionais atuais ( HEVs) usa baterias de níquel metal hídrico (NiMH), que são maiores, mais pesadas, geram menos energia, têm mais efeito-memória e tendem a descarregar quando o veículo não é utilizado.

As baterias de ions de lítio têm pouco ou nenhum efeito memória e descarregam moderadamente quando não estão a ser utilizadas, pelo que mantêm a carga quando o veículo está estacionado. Complementarmente, o Ampera ainda conta com um gerador de energia de freagem, que aproveita a energia gerada pelo sistema de freios para ativar o freio-motor e recarregar a bateria.

Graças a essas soluções, o Opel Ampera recebeu até agora doze prêmios internacionais e conseguiu uma carteira de mais de 6000 pré-encomendas na Europa antes mesmo de começar a ser vendido nas concessionárias.

Detalhes do Opel Ampera

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo