Realizado nos anos ímpares a cada dois anos, o Salão do Automóvel de Tóquio chegou em outubro de 2017 à sua 42ª edição. Embora o mercado automotivo chinês seja o maior do mundo, é o salão da capital japonesa que é considerado o maior e mais importante da Ásia.
Como o público é quase que todo local, as montadoras japonesas são maioria entre os expositores e capricham na apresentação de modelos e atrações especialmente preparados para chamar a atenção dos consumidores japoneses e asiáticos.
Apesar de registar 153 expositores de 10 países, a feira não contou com a presença de importantes players normalmente encontrados nos principais Salões do mundo, como General Motors, Ford, o grupo FCA ou a Jaguar Land Rover.
Ainda assim, a exemplo da maioria dos salões importantes, não faltaram lançamentos nem concepts para atrair os visitantes para os stands dessa edição da feira, mas o grande destaque, sem dúvida, foi a quantidade e a qualidade dos concepts apresentados.
As montadoras japonesas se esmeraram para apresentar veículos conceituais impactantes. Alguns deles se destacaram pela grande beleza, como foi o caso dos dois modelos apresentados pela Mazda, o sedan Vision Concept e o Kai Concept, e do Subaru VIZIV Performance Concept.
Outros se destacaram pelas interessantes soluções tecnológicas, como as exibidas no elétrico Nissan IMx Concept, no Toyota Concept-i, no Honda NeuV, no Mitsubishi e-Evolution Concept ou no Lexus LS+ Concept, que mostraram apostas em inteligência artificial e no reconhecimento e adaptação às emoções do motorista.
Enquanto alguns concepts chamaram a atenção pelo foco no desempenho esportivo, como no caso do Subaru VIZIV Performance Concept, ou do Honda Sports EV, do Toyota GR HV Sports e do Nissan Leaf Nismo, que mostraram que um carro com propulsão elétrica pode ter pretensões mais esportivas.
Confira as fotos de alguns dos modelos que mais chamaram a atenção no 42º Tokio Motor Show: