Home / Destaque / Os segredos da importação de acessórios

Os segredos da importação de acessórios

Entrevistamos Guto Pimentel, gerente de desenvolvimento da Tiger Auto, responsável pelas novidades da marca que chegam ao segmento de acessórios

O mercado de acessórios é muito dinâmico e se alimenta das novidades que chegam ao setor automotivo ou, de maneira cada vez mais intensa, do setor de eletroeletrônicos que não para de se atualizar. Assim, os carros ficam cada vez mais seguros e principalmente mais equipados: multimídia vertical, farol em matriz de LED ou mesmo à laser, integração de comandos ao volante ao painel que também já é digital entre outras novidades. 

Como fazer estas novidades chegarem de forma ágil ao ponto de venda? A revista AutoMOTIVO entrevistou Guto Pimentel, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos da Tiger Auto, uma marca que vive um momento especial de diversificação do portfólio. “Os carros ficam mais aprimorados e estas soluções nós temos disponível no mercado. É preciso estar atento mas ao mesmo tempo buscar bons fornecedores dispostos a fazer ajustes para melhorarmos estas soluções e torna-las compatíveis com os modelos nacionais ou que sejam vendidos no mercado” disse Pimentel. 

Um dos exemplos é a câmera 360 graus, solução que foi introduzida no Nissan Kicks lançado em 2016. Em termos de equipamento essa câmera é uma composição de imagens: há captação na dianteira, abaixo dos retrovisores nas laterais e a tradicional câmera traseira. “Os clientes chegavam às concessionárias buscando pela câmera 360 e essa solução vinha somente nos modelos mais equipados da marca. Buscamos então um fornecedor disposto a nos atender de forma rápida e em pouco tempo passamos a oferecer esta solução que é um sucesso visto que muitos carros sequer oferecem essa solução de série”, complementa.

Questão de atualização

Sempre próximo dos fornecedores, especialmente na China, Pimentel sempre visitou o país asiático duas vezes ao ano em feiras específicas de acessórios. “Sempre atentos às novidades acompanho as tendências em iluminação, entretenimento, soluções que deixam o dia a dia do carro mais confortável. Temos que pensar também no comportamento e no perfil dos motoristas de hoje em dia que querem comodidade, passam muito tempo no trânsito das cidades, e quais as necessidades que os clientes tem para podermos oferecer solução”, avalia o gerente da Tiger Auto. 

Agora, por conta da pandemia, estas viagens não puderam ocorrer mas nem por isso Pimentel deixa de acompanhar as novidades em produtos e manter contato com fornecedores. “Um dos segmentos de constante atualização é o de iluminação. E é muito concorrido pois há produtos que não tem a qualidade esperada nem a boa durabilidade. A construção do LED por exemplo que às vezes traz na embalagem a informação de que é ‘alumínio de aviação’ e na verdade é uma composição de metais com alumínio. Isso interfere na qualidade e durabilidade da lâmpada por exemplo”, explica.

E a pandemia? Guto Pimentel avalia que os impactos mudaram a forma do segmento trabalhar mas que a falta de produtos é um fenômeno temporário por conta dos problemas de embarque e demora no desembaraço dos produtos. Além disso, a indústria asiática também parou o que levou a um desabastecimento em favor de produtos considerados essenciais como itens destinados ao atendimento da saúde. “Agora a situação está se normalizando mas esses impactos chegaram ao Brasil e há falta de muitos produtos e embalagens o que também nos impactou”, emendou. Pimentel acredita que 2021 será um ótimo ano para o setor por conta da retomada e na alta demanda do mercado de carros que movimento o setor do zero quilômetro, dos usados e, como conseguinte, dos acessórios automotivos.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo