Duas marcas premium, mundialmente reconhecidas nas respectivas áreas de atuação comemoram trinta e cinco anos de parceria com o lançamento de um produto inovador.
A maioria absoluta dos veículos que sai com o chamado “som de fábrica” não está equipada com sistemas High End, aqueles com alta qualidade de reprodução. Na avaliação de diversos experts no assunto, isso chega a valer até mesmo para os veículos mais caros, considerados de luxo.
Uma das características do som automotivo High End é fazer com que os ocupantes do veículo, mais do que apenas ouvir uma música, passem a se sentir numa apresentação musical, podendo identificar detalhes como instrumentos e seu posicionamento no palco.
Buscando oferecer o melhor em termos de equipamento de som automotivo original, Bose Automotive Sound Systems e a Cadillac, divisão de veículos de luxo da General Motors, se aliaram para equipar o Cadillac CT6 2017 com uma solução inovadora.
Bose Panaray Sound System
Batizada de Bose Panaray Sound System, a nova solução é o mais avançado sistema de som automotivo já produzido pela Bose, introduzindo no som automotivo soluções desenvolvidas para os seus sistemas de som profissionais da empresa, que é uma das marcas de áudio mais conhecidas do mundo.
Um dos principais diferenciais da nova tecnologia são as caixas de graves que incorporam um amplificador dedicado e dois pares de woofers posicionados como se fossem os cilindros contrapostos de um motor tipo “boxer”. Duas dessas caixas foram posicionadas na parte frontal da cabine e se estendem desde as caixas de rodas dianteiras até os assentos dianteiros.
A Bose configurou o Cadillac CT6 com nada menos que 34 alto-falantes, quatro amplificadores e um sofisticado processador de sinal digital. Além das duas caixas de graves frontais, há falantes embutidos nas colunas dianteiras, nos encostos de cabeça do motorista e do acompanhante, nas portas e no anteparo atrás do encosto do banco traseiro.
Aposta nos falantes pequenos
A maioria deles tem menos que 10 centímetros de diâmetro e alguns, como os tweeters direcionáveis embutidos nas colunas dianteiras, têm apenas 5cm. O único alto-falante maior é um woofer de 10 polegadas posicionado atrás do banco traseiro.
Uma elegante barra motorizada embutida no topo do painel aloja três alto-falantes voltados para o motorista e para o passageiro do banco dianteiro. Uma das características do sistema da Bose é direcionar o som diretamente para os ocupantes, em vez de aproveitar as superfícies do veículo para refleti-lo.
Desenvolvida para os equipamentos de som profissionais da Bose, a tecnologia Panaray adota diversas linhas de pequenos alto-falantes posicionados em ângulos diferentes e alternados para distribuir o som num ângulo mais amplo.
Segundo a empresa, esse não é o mais potente sistema de áudio instalado de fábrica da atualidade, mas um sistema que oferece uma qualidade de som excepcional, que reproduz músicas com mais clareza, precisão e graves mais profundos que qualquer de seus produtos anteriores.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Achei demais