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Pesquisa fornece argumentos para vender acessórios

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Estudo apura que cerca de 40% dos acidentes veiculares que resultam em perdas ou danos materiais acontecem ao manobrar ou estacionar o carro

Uma das maneiras de conseguir aumentar as vendas de acessórios é ter argumentos que ajudem a convencer o consumidor da importância e da utilidade do acessório oferecido, bem como da relação custo-benefício positiva do investimento proposto. É o caso dos resultados de um estudo divulgado recentemente pela multinacional de seguros Allianz: de acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Allianz (AZT) e pela Continental AG depois da análise de cerca de 3.500 casos, cerca de 40% dos acidentes veiculares que resultam em perdas ou danos materiais ocorrem ao manobrar ou estacionar o carro.

A frequência dos acidentes que ocorrem durante o estacionamento e as manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos. Esse tipo de problemas corresponde a 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais e 39% das colisões físicas de danos plenos.

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Vagas, carrocerias e visibilidade

Um dos motivos do aumento dos acidentes relacionados a estacionamento e as manobras é a mudança nos formatos dos veículos e ao crescimento contínuo da urbanização. Nas últimas décadas, o tamanho das vagas de estacionamento permaneceu o mesmo, enquanto que os veículos ficaram mais largos, altos e compridos.

Ao mesmo tempo, em função das mudanças introduzidas na estrutura e design dos veículos, a visibilidade dos motoristas foi consideravelmente reduzida, particularmente no que diz respeito às janelas traseiras e laterais. As análises mostraram que as pick-ups e vans causam 30% mais acidentes do que veículos pequenos ou compactos.


Dados-2Marcha à ré, a campeã

O estudo apontou que a grande maioria dos acidentes ao estacionar ou manobrar acontece quando se dá marcha à ré. Situações como essa são responsáveis por mais de 70% dos sinistros e cerca de 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos.

Quase a metade de todos os pedidos de indenização analisados pelo estudo resultou de batidas de um veículo contra outro parado quando o primeiro estava estacionando e dando marcha à ré.
Um dado interessante apurado pela pesquisa é de que uma a cada cinco (20%) manobras que resultaram em acidente envolveu dois carros que colidiram quando ambos estavam parando de marcha à ré.

Estacionar ou manobrar pode causar ferimentos graves

O estudo aponta que a proporção de acidentes de estacionamento e manobras que causam lesões corporais é de reduzido, da ordem de 4%, consideravelmente menor do que os que geram perdas ou danos materiais.

No entanto, aqueles que envolvem pedestres ou ciclistas podem ser graves – dois terços dos acidentados são pessoas a partir de 65 anos. Nos casos analisados, esses acidentes foram provocados exclusivamente pelas manobras em marcha à ré.

Sistemas de auxílio de estacionamento

Outro ponto evidenciado pelo estudo é de que muitos sistemas de alerta de estacionamento atualmente instalados nos veículos têm uso limitado, isso porque não cobrem as laterais dos veículos e fazem com que muitos condutores confiem demais nesses dispositivos e não ajam com a rapidez necessária.

“Os primeiros sistemas inteligentes de auxílio ao condutor, como os assistentes de estacionamento e os sistemas de freios autônomos de emergência para manobrar, ajudarão a reduzir significativamente este risco no futuro”, informa Wolfgang Fey, chefe da área de Surround View do departamento de Sistemas de Assistência ao Condutor da Continental.

Aargumentos

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

 

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