A PSA apresentou na última semana na Europa os novos 3008 e 5008, crossovers medios que são um dos modelos mais vendidos do segmento no mercado local. Fabricados na França os SUVs de cinco e sete lugares agora trazem a identidade visual mundial da marca que foi lançada no hatch 208.
As novidades estão principalmente na dianteira. O 3008 e 5008 tem faróis redesenhados e com conjunto full-LED em todas versões. A grade agora conta com elementos cromados em degradê e o pára-choque tem formato mais dinâmico e esportivo. No resultado as linha parecem bem arrojadas com resultado esportivo.
Já na traseira, as luzes da lanterna foram trocadas embora mantenham as três luzes. Porém, agora, as luzes são em LED e possuem elementos 3D, inclusive na luz de ré. Completam o novo visual as novas rodas aro 19” na versões mais caras.
Por dentro, pouca coisa mudou. A dupla recebe uma nova multimídia com tela de 10” e acompanha uma série de botões físicos, que imitam um piano, para facilitar alguns comandos. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas ganha cores mais definidas e novos contrastes. Novos revestimentos também incluem a versão 2021 do SUV.
No quesito segurança, o 5008 também recebeu aprimoramentos. A lista agora inclui sistema de visão noturna com câmera infravermelha para identificação de pedestres, carros e animais durante à noite; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go; assistente de permanência em faixa, câmera de 360° e monitor de ponto cego, capaz de mover o volante automaticamente para evitar colisões.
Motores: híbrido é novidade
A Peugeot equipa o SUV com motores 1.2 PureTech de 130 cv, 1.6 PureTech de 180 cv, 1.5 BlueHDi turbodiesel de 130 cv e conjunto híbrido associado ao 1.6 que resulta em 225cv. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.
Os dois SUVs devem chegar juntos ao Brasil já no próximo ano, assim como seu irmão menor 2008, que recebeu facelift no último ano.