Novidade chega até setembro ao mercado brasileiro vindo da Argentina
No disputado segmento dos compactos onde estão Onix, HB20, Ka, Etios, Yaris, Sandero e Polo a PSA deve entrar com força anunciando a nova geração do 208. Fabricado na Argentina usando a mesma base modular já oferecida na Europa desde o ano passado e um tecnológico pacote que inclui painel digital holográfico 3D, nova multimídia e acabamento premium ele traz novo design e bom nível de equipamentos que começa a se tornar tendência no segmento de acessórios.
No entanto a motorização será o conhecido 1.6 16V aspirado flex de até 118 cv e 16,1 kgfm de torque com câmbio manual ou automático. O motor é o mesmo já usado no Citroën C3, Aircross, Peugeot 208 atual (que sai de linha) e nas versões mais baratas do Peugeot 2008 e Citroen C4 Cactus.
Assim, não teremos o 1.2 Puretech fabricado na Europa para o 208 o que de certa forma frustra os fãs da marca. Também será oferecido aqui o Peugeot 208 e-GT com motorização elétrica equivalente a 136cv.
Na nova linguagem de design o Peugeot 208 tem na dianteira uma fenda nos farois com função de iluminação por LED e conjunto ótico em três seções e na traseira há uma barra que abriga as lanternas em uma peça única. Como hatch parece curto mas tem balanços dianteiro e traseiro ampliados em relação ao antigo e a traseira deve ter porta malas restrito mas adequado a sua proposta.
Em termos de preço a PSA não detalha nenhuma informação mas o atual 208 custa entre R$ 62 e R$ 72 mil. Em termos de concorrência ele enfrentará o Volkswagen Polo 1.6 MSi (R$ 67 mil) Hyundai HB20X com o 1.6 Kappa aspirado (R$ 68,5 mil), Fiat Argo 1.3 Firefly (R$ 57 mil) e também o 1.8 AT6 (R$ 69,9 mil), Ford Ka 1.5 Freestyle (R$ 68,5 mil) e Toyota Yaris XL 1.3 (R$ 68,6 mil) já considerando todos com câmbio automático (exceto Argo 1.3).
Diante dos compactos turbo ele terá à frente o Onix 1.0 turbo cuja versão mais cara custa R$ 75 mil mas oferece opção turbinada a partir de R$ 60 mil. Outra opção é o Hyundai Hb20 1.0 turbo Diamond que sai por R$ 76,8 mil (há opções mais baratas com o motor já a partir de R$ 62 mil) e o Polo 1.0TSI sai por R$ 76,9 mil na versão topo de linha Highline. Quer saber tudo sobre o mercado automotivo? Acompanhe a revista AutoMOTIVO, leia a revista digital e siga os perfis nas redes sociais Instagram, Facebook e a TV AutoMOTIVO no Youtube.