Modelo tem passaporte carimbado para o Brasil mas vai demorar a chegar e motores serão confirmados posteriormente
Enfim, a espera acabou. Ou pelo menos a notícia foi oficialmente confirmada. A Peugeot acabou de apresentar de forma virtual a nova picape Landtrek, que será o próximo produto da marca a ser trabalhado no Brasil. Apesar da apresentação ter ocorrido no México, onde ela também será feita, a utilitária tem passaporte carimbado pra cá e desembarca em 2022.
A Landtrek será produzida também na planta da montadora no Uruguai e distribuída aos poucos na América do Sul, chegando ao Brasil na segunda fase de lançamento da montadora. O design exterior do modelo francês foi importado da marca chinesa Changan Kaicene F70, que tem parceria com o grupo PSA Peugeot Citroën na China. O design exterior é integrado à linha atual da marca, que incorpora grade vertical dando as boas-vindas ao Leão, logotipo da marca, no centro e assinaturas verticais de luz em LED.
Enquanto não andamos na picape. Veja o Novo Peugeot 208 review completo -motor – interior – acessórios
Assim como é aguardado em uma picape, também estão disponíveis santantônio tubular, rack de teto e estribos mas o conteúdo das versões não foi revelado. As rodas são de 17 ou 18 polegadas (dependendo da versão).
O interior apesar de ser adaptado ao segmento de picape, traz um ar de carro de passeio e traz lembrança dos SUVs 3008 e 5008. A Peugeot equipou a Landtrek com um volante de dois raios que lembra outros modelos da marca e um kit multimídia com tela HD de 10″, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay e câmeras de ré 360°.
A versão de entrada tem bancos revestidos de tecido e couro enquanto a de topo traz em couro integral. O console central tem porta-copos e apoio de braço central, além dos comandos da transmissão. O banco traseiro tem possibilidade de dobrar o encosto em 60/40 ou 100%. Uma vez rebatidos, os encostos suportam uma carga de 100 kg.
A segurança é garantida por 6 airbags e um ESP com funções: Hill Descent Control, ASR e Controle de giro de reboque. Há ainda o aviso de saída da pista com um alerta sonoro e visual para ajudar a manter a picape na pista.
A Peugeot Landtrek será comercializada apenas com a opção de cabine dupla. As dimensões da picape são 5,33 metros de comprimento, 1,96m de largura, 1,82m de altura e 3,18m de entre-eixos. A caçamba tem capacidade de carga até 1.120kg, ja a capacidade de reboque é de até 3 toneladas.
Já andamos na concorrente da Peugeot – Veja o Top Acessórios para S10 e L200– Capota, bagageiros, engates, tudo que uma pickup desse porte merece
A motorização para o mercado brasileiro ainda não foi confirmada. Especulações afirmam que o modelo estará disponível com um motor 1.9 a diesel de 150cv e 35,6kgfm. O câmbio seria manual de seis velocidades. Segundo a Peugeot, a marca confirmará a motorização em um “momento oportuno”. Na América do Sul o carro deverá ser equipado com motor 2.4 turbo de 210cv e 32,6kgfm de torque. A transmissão tem duas combinações: câmbio manual com tração 4×2 ou automático com tração 4×4.
No México, a Landtrek chega em duas versões, a de entrada Allure, equipada com seis airbags, Isofix, controle de estabilidade, câmera traseira 180 graus, sensores de estacionamento traseiro, cobertura de caçamba, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado manual e vidros elétricos. E a topo de linha 4 Action que acrescenta câmera 360 graus, bloqueio do diferencial traseiro, ar-condicionado digital, chave presencial, faróis e luzes diurnas de LED, rack e rodas de 18 polegadas.
No México, a Landtrek custa o equivalente a R$ 133.000 na versão de entrada Allure com câmbio manual. A de topo 4 Action, automática 4×4, sai por R$ 167.000.
Caso se confirme a motorização, a picape da Peugeot sairia em desvantagem em relação a seus concorrentes, já que todas as outras são equipadas com câmbio automático nas versões mais caras. Porém em dimensões, a Landtrek se destaca, já que tem a maior caçamba da categoria com 1,63m de comprimento e 1,92m de largura. A tecnologia embarcada, também é um ponto positivo.
Seja como for ainda vai demorar para ela chegar ao Brasil. Pode ser que quando isso ocorrer já estaremos às portas de receber novas gerações de Pickups bem conhecidas como Ford Ranger e Volkswagen Amarok já em desenvolvimento. Pela frente ela terá ainda a Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.