Mudança reduzirá transit time em 50%. O fato de ficar mais próximo dos clientes deve ampliar ainda mais o resultado operacional da empresa ainda este ano.
22/03/2016 – Depois de ter fábrica por quase 5 décadas e centro de distribuição por mais 6 anos em Pernambuco, a Philips Automotiva – com investimento de € 1 milhão – decidiu deslocar o seu novo centro de distribuição para a cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, com o objetivo de reduzir o transit time das entregas de lâmpadas automotivas e ficar mais próximo de montadoras/setmakers e distribuidores.
“Iniciamos as operações em Varginha na primeira semana de janeiro último. Os resultados parciais do primeiro bimestre já indicam que conseguiremos reduzir o transit time, na média em 50%, sendo que para os principais mercados regionais, como a cidade de São Paulo e interior, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a redução no prazo de entrega já é de 8 para 2 dias e para Porto Alegre de 12 para 3 dias. Também reduzimos muito o número de redespachos”, explica João Paulo Borgonovi, diretor geral da Philips Automotiva para a América Latina.
Até dezembro de 2015, ainda com o centro de distribuição na Grande Recife, o percentual de atendimento aos clientes finais – na média – apontava 85%. Já no primeiro bimestre deste ano, já subiu para 90%. “Nosso objetivo é atingir 95% ainda em 2016, patamar considerado excepcional, se considerarmos os índices globais de atendimento a O&M e aftermarket”, argumenta Borgonovi, para quem o fato de auxiliar o cliente com baixo estoque e aumentar a frequência de contatos e de pedidos é salutar tanto para os clientes quanto para a Philips Automotiva.
No segundo semestre deste ano, o canal de distribuição da Philips Automotiva vai contar com sistema de rastreamento de carga.
Novo centro – No município de Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, a Philips Automotiva tinha um centro de distribuição com área de 2.000 metros quadrados e 1.046 posições de paletes; em Varginha, MG, a unidade tem área construída de 2.550 metros quadrados e 900 posições de paletes.
Os números das instalações são semelhantes. A grande diferença está nas distâncias do centro para os principais centros consumidores. De Recife a São Paulo, 2.700 km; Recife – Belo Horizonte 2.100 km; e Recife – Rio de Janeiro 2.300 km. De Varginha, 330 km até São Paulo; 330 km de Belo Horizonte e 380 km ao Rio de Janeiro.
A empresa – O faturamento da Philips Automotiva cresceu, no ano passado, 6,16% ante o desempenho de 2014, uma marca expressiva para o setor que conta com forte queda na produção e vendas de automóveis e para o país que vive o drama da forte retração econômica.
Em iluminação automotiva, no mundo, a Philips detém cerca de 30% de market share, ou seja, de cada 3 veículos, 1 tem lâmpadas da marca; assim como no Brasil esta paridade se mantém. Segundo Borgonovi, esse cenário deve se manter em 2016.