Fundada pelo senhor Antônio Oliveira em 1996, a Plast Car nasceu da carência que o setor automotivo apresentava em fixadores, grampos e presilhas. Chefe ferramenteiro por muitos anos de uma grande empresa, Sr. Antônio viu nessa carência a oportunidade de sair e fundar a sua própria indústria.
Alessandro Oliveira, filho do seu Antônio, cresceu na fábrica aprendendo tudo com o pai, inclusive o lema a família: “tudo que se propuser a fazer, faça com amor. Desde a menor tarefa ao maior trabalho do mundo, deve ser feito com amor, dedicação e muito trabalho”.
Hoje, Alessandro é o diretor geral da empresa, que tem como essência – a família e a valorização das pessoas. “A Plast Car é uma grande família, literalmente. Não somente pelo fato dos donos serem pai e filho, mas pelo modo como os colaboradores enxergam a empresa. Além de todas as ferramentas de trabalho, a empresa valoriza cada ideia nova. O colaborador, mais do que ninguém, sabe as dificuldades do dia-dia e ele sabendo que a ideia dele é ouvida, torna o ambiente de trabalho mais leve e mais produtivo.
Há pessoas trabalhando conosco há mais de 20 anos e não buscam outros empregos. Pelo contrário, querem se aposentar aqui e trazer a família para trabalhar. Tanto que temos em nosso quadro de funcionários exemplos de famílias inteiras, desde pai, mãe e filhos”, conta Gustavo Moretti, gerente comercial que recebeu a AutoMOTIVO para essa entrevista.
A história do gerente comercial é uma dessas de valorização do capital humano. “A Plast Car foi meu primeiro emprego. Iniciei minha jornada em 2008, iniciei como operador de injetora, depois passei para estoque até que numa oportunidade onde precisaram de alguém que falasse inglês, fui descoberto e em menos de um mês, o Alessandro me ofereceu uma oportunidade de trabalhar no escritório.
Comecei como assistente de escritório, atendimento ao cliente, compras, vendas e hoje gerencio a área comercial do grupo. É um motivo de orgulho para mim ter passado em todos departamentos e fazer parte dessa família chamada Plast Car”, conta.
A Plast Car atualmente tem todas as suas atividades divididas em três espaços, que somados chegam a quase 3 mil m². Um deles é a Planta Fabril, onde acontece todo processo de desenvolvimento de produto, controle de produção, a construção e manutenção de moldes, a injeção de peças, testes e controle de qualidade, além de estoque de matéria prima.
“Há quase dois anos fizemos um grande investimento na parte de automação da fábrica para atendermos a demanda do mercado com mais precisão e qualidade. Além de máquinas injetoras de última geração, adquirimos uma máquina contadora automática que seleciona as peças, pesa, embala e ainda imprime na embalagem todas as especificações técnicas para que o produto chegue ao cliente de forma personalizada. Tudo numa única máquina, processo que antes precisávamos de 17 funcionários, conta Gustavo.
Toda essa tecnologia empregada na fabricação dos produtos Plast Car, considerada essencial para o crescimento da empresa, não faz os donos perderem a essência. “Com a automação, os 17 colaboradores foram realocados para uma linha de montagem de kits. Daí surgiu mais um segmento em nossa linha: KITS PREMIUM compostos por parafusos + buchas. O que possibilitou o aumento da produção, o crescimento da empresa, a agilidade para expedir um pedido e gerarmos ainda mais empregos”, afirma.
Ainda há muito para crescer
No início deste ano (2018), a Plast Car identificou através de pesquisas que hoje ocupa o lugar de principal fabricante de componentes de fixação plástica do mercado de reposição brasileiro. São 4 linhas de produtos que incluem: grampos, porcas, buchas, rebites, parafusos, antenas e mais uma infinidade de itens. “São mais de 1500 produtos diferentes desenvolvidos internamente e aproximadamente 3000 aplicações. Funcionamos 24 horas em três turnos já há 10 anos para atender ao mercado. São 15 milhões de peças/mês sendo enviadas a clientes de todo Brasil e no exterior”.
O gerente comercial explica que ainda há muito espaço para crescer: “Temos uma frota circulante de 120 milhões de carros, o que representa 1,2 bilhão de peças circulantes. O que mostra o tamanho do mercado que temos para atender. Sem falar do mercado internacional, que ainda não intensificamos. Clientes do exterior nos procuram devido o nosso know-how, e hoje exportamos para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile”.
Com essa expectativa de crescimento, a Plast Car já prepara um novo galpão. “Esperamos ampliar nosso estoque, que hoje ocupa um galpão de 1000m², e também ampliar o processo de produção da fábrica, levando para o novo galpão a área de qualidade, embalagem e expedição”, conta Gustavo.
Política comercial e atendimento
A Plast Car atende a montadoras, sistemistas (fornecedores de moldes para montadoras) e atacadistas. “Não atendemos lojas de autopeças e instaladores, mas todo nosso desenvolvimento é pensando nesse público final. Disponibilizamos ao nosso cliente acesso direto à toda informação, ferramentas como catálogo de peças personalizado, aplicativo de pesquisa, cursos e treinamentos para que ele possa atender ao lojista e consumidor final de maneira eficiente, prática, intuitiva e rápida”.
Para ter sucesso no atendimento, a Plast Car conta com uma área de marketing e design que, dentre outras funções, desenvolve todo material gráfico e digital de apresentação dos produtos. “Quando começamos a identificar as nossas linhas de produtos e todos os itens por catálogo, ganhamos muito mais itens e possibilidades”, afirma Gustavo.
A Empresa ainda conta com uma equipe de quatro vendedores internos e 12 representantes atuando no Brasil inteiro. “Eu digo que nossa equipe é única. Ela estuda o perfil do cliente e cria projetos personalizados de forma que o crescimento ocorra naturalmente. Nossos analistas de produtos fazem um trabalho de campo identificando as necessidades do mercado, dificuldades do aplicador, então essas informações são trazidas para a empresa para verificarmos se haverá necessidade de fazer uma alteração numa peça, por exemplo, até a criação de um novo produto”.
Novos projetos e a expansão no mercado de som e acessórios
Seguindo a ideia de crescimento da empresa e atendimento cada vez melhor do cliente, a Plast Car também está desenvolvendo um canal que facilitará a vida do aplicador e instalador. Neste canal, o vendedor e usuário do produto conseguirá identificar, entre os mais de 1500 itens, qual o grampo, ou peça é a adequada para o veículo que precisa.
“Em nossas pesquisas, verificamos que a informação tem que estar na palma da mão do aplicador, pois uma das dificuldades de se trabalhar com grampos automotivos é que muitas vezes a mesma peça possui aplicações diferentes, atende mais de uma marca e muitos modelos de carros. Criamos um canal de comunicação: o Guia de Fixadores Automotivos. Queremos ampliar a informação do instalador. Entendemos que um instalador bem informado é sinônimo de aumento de vendas, pois ele buscará cada vez mais o meu produto”, afirma Gustavo.
A automação na área de embalagens também visou atender melhor ao vendedor e consumidor na loja, já que as embalagens já vêm com todas as informações técnicas e quais veículos aqueles produtos atendem. “No mercado de autopeças existe uma tendência de cada vez mais o consumidor se auto servir, e buscamos atender essa demanda identificando nossas embalagens de maneira fácil e intuitiva”.
Com a participação da Plast Car no ENAN (Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios) em abril de 2018, a Empresa acabou identificando um enorme público a ser atendido. “O evento foi muito produtivo para nós. Nas conversas com distribuidores de som e acessórios automotivos, descobrimos que eles desconheciam a enormidade de grampos e peças que existem para atender ao lojista de som e acessórios”, conta o gerente comercial.
Para a Empresa que já possui os produtos para esse setor, a missão agora é atuar na divulgação e ampliação do conhecimento desse profissional que poderá melhorar muito a qualidade do serviço realizado na loja, com grampos originais e direcionados para cada tipo de veículo.“Quando um instalador vai montar um sistema de som no carro, ou instalar um kit de máquina de vidros, travas elétricas, ele precisa desmontar os painéis e forros de porta.
Consequentemente, os grampos se quebram no processo de desmontagem e é necessário a reposição desses produtos, caso contrário, o forro da porta fica solto. Colunas, Painel de Instrumentos, consoles, carpete, teto, entre outras partes internas do carro são todas fixadas por grampos, parafusos, porcas rápidas e buchas. Nós, da Plast Car, temos as soluções para facilitar o dia a dia desse profissional”, finaliza o gerente comercial com a expectativa de atuar cada vez mais com o setor de som e acessórios.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação