Eu não acreditava no que estava ouvindo!
Eu perguntei à pessoa que atendeu uma coisa, duas coisas, três coisas a respeito da loja e dos produtos que vendia. Ela não sabia quase nada!
Quando disse a ela que ela parecia não conhecer muito sobre a própria empresa, ela respondeu:
“– Eu só trabalho aqui…”
Parece mentira, mas há pessoas que realmente são colocadas nas empresas e não recebem sequer um mínimo de treinamento. Quando muito, são “adestradas” a dizer “bom dia” ou “boa tarde”, ou mesmo no uso de um equipamento telefônico, mas não se lhes é explicado o que é a empresa, qual a sua linha completa de produtos ou serviços, o que ela realmente faz, quem são seus principais clientes, quem são as pessoas com as quais mais se relaciona, quem são os principais fornecedores, etc.
As pessoas são colocadas a trabalhar sem que passem por um treinamento de integração com os demais funcionários, onde lhes informem o que a empresa pretende ser no futuro, se faz ou não parte de uma cadeia, de uma franquia. Se franquia ou filial, quem é o franqueador, de onde vem, como funciona em outros lugares, etc. Se tem filiais, onde estão, como são, etc.
Não são apresentadas formalmente à própria marca, não fazem degustação ou experimentam os produtos que a empresa fabrica e comercializa. São simplesmente jogadas em situação de trabalho e por isso não se sentem comprometidas com a empresa e só podem dar a resposta que a atendente me deu:
“– Eu só trabalho aqui…”.
E é assim que realmente se sentem. Não vêm a hora em que o expediente acabe para ir embora. Não se interessam por nada, pois que não sabem sequer pelo quê deveriam se interessar. Ficam como verdadeiros autômatos que no final do dia vão para casa e no final do mês recebem um salário.
E aí o patrão ou a patroa reclamam dizendo: “Não se faz mais empregados como antigamente…”. A verdade é que antigamente as pessoas sabiam mais sobre a empresa, sobre a loja em que trabalhavam, os produtos eram em menor número e os concorrentes também. Hoje, o número de concorrentes, produtos, marcas, fornecedores é imenso. Tudo mudou!
Sempre ouço que os funcionários de hoje não são comprometidos com a empresa e nem mesmo com os clientes. Muitas vezes isso é realmente verdade. Há funcionários ruins mesmo. Mas por que são tão ruins? Será só má vontade?
Muitas vezes os patrões e chefes inferem que os subordinados saibam as mesmas coisas que eles, patrões e chefes, sabem. Isso é um grande erro. O patrão, o empresário, o chefe têm contatos o dia todo que seus funcionários não têm. Têm um nível e gama de informação que seus funcionários não têm.
Sem comunicar constantemente essas informações, visão de futuro, etc., aos seus funcionários, como exigir que eles se comprometam?
Para que seus funcionários sejam realmente comprometidos é preciso que sejam treinados, treinados e treinados. Do contrário você terá em sua empresa um time que “só trabalha lá” e que dará a seus clientes “momentos trágicos” ao invés de “momentos mágicos”.
Pense nisto. Sucesso!
O antropólogo e escritor Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br