O Governo Federal deve anunciar nos próximos dias um Programa Nacional de Renovação de Frota que vem sendo desenvolvido em conjunto com entidades de diversos importantes segmentos relacionados ao mercado automotivo.
Segundo a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o programa deverá estar ativo já no primeiro trimestre de 2016 trazendo uma novidade: embora a expectativa inicial fosse de que ele inicialmente só contemplaria caminhões, o novo programa também deverá incluir os automóveis.
A mecânica do programa promete ser relativamente simples: o proprietário de um automóvel com até 15 anos de uso ou de um caminhão com até 30 anos deverá levar o seu veículo a uma concessionária autorizada ou outro local homologado.
Lá, o veículo será trocado formalmente por um certificado de crédito, que por sua vez poderá ser usado pelo seu valor de face para comprar um outro veículo.
Com isso, em breve dezenas de milhares de veículos deverão deixar de circular pelas ruas e estradas, promovendo uma renovação da frota circulante, que gradativamente passará a ter uma idade média menor.
Durante o anúncio, feito pelo Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, durante a tradicional Coletiva de Imprensa mensal promovida pela entidade, foi enfatizado que os veículos recebidos pelo programa serão sucateados e não revendidos ou desmontados.
Mais uma notícia positiva para o mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos!