Mesmo com a sua capacidade de importação estrangulada pela atual legislação, a Kia continua investindo na atualização da sua linha de modelos no Brasil e acaba de anunciar a chegada na quarta geração do Kia Sportage ao mercado brasileiro, já como linha 2017.
Lançada no Salão de Frankfurt do ano passado, a nova versão do Sportage. que é importada diretamente da Coréia com motor flex de dois litros adaptado ao combustível brasileiro, tem como destaques o tamanho ligeiramente maior, o design renovado e mais refinado e a incorporação de mais equipamentos de segurança e conforto.
Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, o Sportage é o modelo da marca mais mais vendido no País e a estimativa é de sejam comercializadas aqui cerca de 400 unidades por mês, em duas opções: LX e EX. A primeira tem preço de tabela de R$ 109.990,00 e a segunda, R$ 134.990,00.
Apesar das limitações enfrentadas para crescer no Brasil, a quarta geração do SUV é uma das apostas da Kia no mercado mundial. A montadora coreana, que vendeu pouco mais de 1,6 milhão de veículos da terceira geração, espera que a quarta ultrapasse a marca de três milhões de unidades num período de aproximadamente cinco anos.
Design é mudança mais perceptível
À primeira vista, o que chama mais a atenção é o novo design, que mereceu duas premiações internacionais: o Reddot Award 2016 e o iF Design Awards 2016. Chamam a atenção o “bocão” frontal aumentado, as duas grandes áreas para faróis de neblina nas extremidades frontais e os novos conjuntos óticos, que incorporam DRLs em LED, luzes baixa e alta em módulos redondos equipados com lâmpadas halógenas e luz de setas.
As áreas de faróis de neblina são uma dica para identificar facilmente se o modelo é um LX ou o topo de linha EX. No primeiro, é usado só um farol redondo dotado de lâmpada halógena, enquanto que no segundo são quatro pequenos módulos dotados de lâmpadas LED. Outra dica é o tamanho das rodas de liga leve: enquanto nos LX elas são de 17 polegadas, no EX o diâmetro é de 19 polegadas.
Com novo perfil lateral, o Sportage recebeu retrovisores externos maiores e ganhou um um spoiler com defletor lateral, que alonga o perfil do teto e ajuda a reduzir a resistência do ar, gerando ganhos no consumo de combustível.
O SUV da Kia também ficou ligeiramente mais longo (4 cm), mais alto (3 cm) e teve a distância entre-eixos aumentada em mais 3 cm, aumentando o conforto dos ocupantes e ainda acrescentando 128 litros de volume ao porta-malas.
Acessórios
A lista de acessórios opcionais também aumentou, passando a abranger controle de assistência em aclives, faróis de neblina em LED, detector de ponto cego, assistente de tráfego e seletor de modo de condução, entre outros.
O Sportage LX tem como itens de série o ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; iluminação no porta-malas; sistema multimídia com tela touchscreen de 5”, Bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
Já na versão EX, o ar-condicionado é digital, com controle independente frontal Dual Zone; o banco do motorista ganha ajuste elétrico e apoio lombar; a partida do motor é por reconhecimento da chave Smart Key e botão Start/Stop; um computador de bordo é integrado ao conjunto do painel de instrumentos; os retrovisores externos têm rebatimento elétrico, aquecimento e setas integrados; a tela multimídia touchscreen passa a ser de 7” e a incorporar GPS; o sistema de áudio tem DVD e o motorista passa a contar com piloto automático com controles no volante e paddle shift.
Equipando
Além do sistema de som, que num veículo com esse preço merece bem mais do que só quatro alto-falantes e dois tweeters, as duas versões do Sportage oferecem a oportunidade de instalação de módulos de vidro antiesmagamento.
Segundo lista de equipamentos disponibilizada pela Kia, só a versão EX dispõe desse equipamento de segurança e, mesmo assim, só no vidro da porta do motorista, que é onde existe a menor probabilidade de problemas com crianças ou animais.
Outra pedida é um módulo de rebatimento de retrovisores externos para os Sportage LX, que também não contam com sensores dianteiros de estacionamento. Provavelmente, os proprietários do modelo também irão gostar de uma proposta para trocar os faróis de milha redondos com lâmpada halógena pelos quatro módulos com lâmpadas LED, como os que equipam a versão EX.
Novidades
Para o próximo ano, a grande atração da Kia deve ser o SUV compacto KX3, previsto para ser produzido na nova fábrica da montadora no México. Por enquanto, a fábrica, que foi inaugurada em meados de maio, só produz o Cerato. O modelo deve começar a ser importado de lá para o Brasil, chegando aqui em meados do segundo semestre deste ano.
Em função do acordo bilateral com o México, que permite trazer veículos sem impostos de importação, a Kia ganhará mais competitividade no Brasil, deixando de depender exclusivamente da limitada cota criada pelo Inovar Auto.
Depois do Cerato, a fábrica mexicana deve passar a produzir o compacto Kia Rio, que deveria aparecer por aqui durante as Olimpíadas para fins promocionais e estava prometido como uma das atrações da montadora para o Salão do Automóvel.
Segundo informações recebidas no fechamento desta edição, nem uma coisa nem outra devem acontecer, já que o modelo a ser produzido no México será diferente do produzido na Coréia e ainda não entrou em produção. Quanto ao KX3, designação que a fábrica diz ser apenas um código e não o nome definitivo do modelo por aqui, ainda não há previsão de início de produção no México, nem de chegada ao Brasil.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação