A Land Rover anunciou a nova geração do SUV compacto Range Rover Evoque. O modelo que possui uma distintiva silhueta que se assemelha a um coupé, chegará ao mercado brasileiro em 2019, ainda sem versões e preços definidos. A nova versão foi projetada seguindo as bases do modelo original, que é o líder de vendas da marca.
Sua nova arquitetura, apresenta uma atualização nas suspensões dianteira e traseira e a mais recente tecnologia do Sistema Dinâmico Adaptativo, o Evoque apresenta uma melhoria de requinte, performance, segurança e estabilidade. Encontram-se também disponíveis outros elementos de segurança ativa, como a Assistência à Manutenção da Faixa, a Frenagem Autônoma de Emergência e o Monitor de Atenção do Condutor para manter os passageiros seguros.
A posição de comando do Range Rover saltou para a era digital, com um “espelho retrovisor ClearSight” em primeiro segmento que se transforma em uma tela de vídeo HD. Se a visibilidade traseira estiver comprometida por passageiros ou itens volumosos, o motorista simplesmente aperta um botão na parte inferior do espelho e uma câmera alimentada na parte superior do carro exibe o que está por trás do veículo em alta definição nítida. A tela oferece um campo de visão mais amplo (50 graus) e visibilidade superior com pouca luz.
O novo Range Rover Evoque é também o primeiro no mundo a apresentar a tecnologia Ground View, que efetivamente torna o capô invisível, projetando imagens da câmera na tela superior para mostrar ao motorista uma visão de 180 graus sob a frente do veículo. Isso é útil ao negociar espaços de estacionamento difíceis, navegar nas barreiras altas do centro da cidade ou enfrentar terrenos acidentados e é a realização da tecnologia Transparent Bonnet, prevista pela Land Rover em 2014.
Existe uma câmara de marcha atrás como padrão em todos os modelos, juntamente com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor. Isso inclui o Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Auxílio de Direção, que centraliza o veículo na pista com base nas marcações rodoviárias, além de manter uma distância segura do veículo à frente.
O novo chassi é 13% mais rígido que o seu antecessor, o que, em conjunto com as subestruturas de montagem rígida, reduz a vibração e transmissão de ruído para a cabine. Com uma distância entre eixos 21 mm mais longa e o novo design compacto da suspensão, este SUV proporciona mais espaço interior e maior dinamismo. A suspensão traseira Integral Link separa as forças laterais e longitudinais para maximizar o controle e a agilidade, proporcionando maior conforto e mais confiança em estrada.
Na dianteira, a suspensão MacPherson Hydro incorpora casquilhos hidráulicos para minimizar as vibrações que podem ser transmitidas ao volante na condução velocidade elevada. A distância ao solo é de 212 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são 25 graus e 30,6 graus, respetivamente.
Mike Cross, Engenheiro Chefe de Veículos da Jaguar Land Rover, comentou:
“O Evoque original tinha um caráter jovem muito distintivo. Queríamos manter esse caráter no desenvolvimento do novo Evoque, e proporcionar requinte adicional. O Evoque é um legítimo Range Rover e, por isso, tem de proporcionar serenidade, requinte e prazer de condução. Por último, temos a certeza de que o novo Evoque mantém esse espírito na estrada.”