A pick-up Ford F-150 Raptor é, sem dúvida alguma, um dos modelos utilitários que mais chama a atenção e atrai fãs em todo o mundo. Como ela só é fabricada nos Estados Unidos, qual seria a opção da montadora para atender aos anseios dos clientes do resto do mundo? Essa pergunta gerou uma série de hipóteses entre os “órfãos” da F-150 Raptor nos últimos anos.
Uma das opções que incendiou a imaginação de muitos fãs foi a possibilidade da Ford criar uma versão Raptor para a Ford Ranger, “irmã menor” da celebrada pick-up de grande porte, produzida em fábricas da montadora em diversos países, inclusive o Brasil.
Em fevereiro, o que era sonho se tornou realidade com a apresentação na Tailândia da Ranger Raptor, versão off-road de performance da popular pick-up da Ford. Claramente inspirado no estilo da F-150 Raptor, o novo modelo será produzido na Tailândia e vendido para os mercados da região da Ásia-Pacífico.
Por enquanto, as perspectivas dessa versão da Ranger ser produzida no Brasil são limitadas, mas nada impede que a Ford mostre um exemplar da Ranger Raptor no seu stand no Salão do Automóvel 2018, em São Paulo, ao menos para atrair a atenção do público e aferir a receptividade da ideia de oferecer mais essa opção na sua linha.
Ranger Raptor
Com estilo robusto, no qual se destacam o porte elevado e a grade dianteira com a marca Ford em letras grandes, a Ranger Raptor é muito mais do que uma versão de visual mais parrudo da pick-up padrão. Projetada para oferecer alto desempenho e suportar as exigências da rodagem off-road em velocidade, ela teve chassis, motor, suspensão e freios desenvolvidos pela Ford Performance para oferecer o máximo de desempenho em todo tipo de terreno.
O bom desempenho fora de estrada é garantido pela excepcional altura livre do solo de 28,3 cm e pelos ângulos de entrada e saída de 32,5º e 24º, respectivamente. As rodas são de 17 polegadas com pneus todo terreno 285/70 R17.
O chassi é feito com ligas de aço de alta resistência e tem geometria especial para acomodar a suspensão reforçada, com amortecedores Fox exclusivos. Os freios têm pistões duplos na dianteira, com discos ventilados de 332 x 32 mm, e discos ventilados de 332 x 24 mm na traseira.
Debaixo do capô a Ranger Raptor esconde um motor 2.0 diesel de duplo turbo e quatro cilindros, com potência de 213 cv e torque de 51 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades, que é a mesma usada na F-150 Raptor.
Os para-choques feitos de compósito incorporam ganchos duplos para reboque com capacidade de 4,5 t na dianteira e de 3,8 t na traseira. O assoalho é protegido por uma chapa de aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura.
Para facilitar o trabalho do motorista em tirar o máximo da Ranger Raptor, ela é equipada com um sistema de gerenciamento de terreno com seis modos de direção selecionáveis por comandos no volante, sendo quatro para fora de estrada e dois para estrada.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação