Novo SUV compacto terá nova plataforma e motor 1.0 turbo de 125cv
O segmento de SUVs compactos é amplo e faltava para a Renault um produto de origem moderna alinhado ao que a marca oferece na Europa. Agora, como parte de uma estratégia de novos produtos, a Renault apresenta o Kardian, que já teve sua produção iniciada no Paraná e vem disputar especialmente com o Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, um lugar ao sol.
E a Renault disputará em pé de igualdade o espaço com seus concorrentes. Vale explicar que o novo Renault Kardian não é fruto da plataforma do Logan/Sandero/Duster/Captur mas sim da nova plataforma CMF Global.
Aliás essa plataforma dará origem a novos produtos no Brasil que será base de exporação desses carros para a América Latina.
De porte compacto, o Kardian é o novo SUV do segmento B. Nas dimensões tem 4,12m de comprimento, 1,54m de altura, 1,75m de largura, 2,60m de entre-eixos e motor 1.0 turbo de 125cv e 22kgfm de torque. O leitor deve se atentar ao espaço entre-eixos e torque do motor pois serão os maiores do segmento.
Esse motor trabalha com câmbio de dupla embreagem que a Renault batizou de ECT (Efficient Dual Clutch, dupla embreagem eficiente) de seis velocidades banhado a óleo fornecido pela Getrag/Magna alemã.
Visual externo aventureiro
Na frente o visual incorpora o “Nouvel R” que é o novo símbolo da Renault sobre a grade que tem DRL superior, farol no meio e farol de milha inferior, bem nas pontas dos para-choques. A linha de carroceria segue por um capô bem vincado, laterais mais limpas e levemente ascendentes e traseira com um “C” voltado para a tampa do porta-malas. Há dois racks de teto funcionais que podem ser usados na transversal e levar até 80kg.
Interior
Por dentro o Kardian tem como conceito o melhor aproveitamento de espaço, o painel digital, a multimídia de 8 polegadas com novo sistema Multi Sense e alavanca de câmbio “e-shifter” eletrônica assim como o freio de estacionamento como itens de série. As rodas tem 17 polegadas com desenho parecido ao do Megane E-Tech. Não se sabe, porém, se todos esses itens serão de série no Renault Kardian 2024.
Itens de segurança
A Renault anuncia 13 dispositivos de segurança para o Kardian como pacote ADAS e seis airbags. Na oferta dos itens de segurança estão alerta de ponto cego e câmera “multivisão”, itens inéditos no segmento B no Brasil (Nivus e Pulse não trazem nem como opcionais por exemplo). Também haverá oferta de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de colisão e frenagem automática de emergência, assistência de partida em rampas além de limitador de velocidade e também os esperados freios ABS e controles de tração e estabilidade que são obrigatórios.
O teste com o novo Renault Kardina, suas versões, modelos e preços bem como o consumo serão revelados apenas em março de 2024.
Concorrentes diretos
A Renault ainda não revelou todos os detalhes do seu novo crossover compacto. Ele estará inserido em um contexto de alta concorrência onde estão Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e uma ampla lista de competidores como Chevrolet Tracker, Citroën C3 Aircross e C4 Cactus, Peugeot 2008 entre outros. Estes produtos estão em uma linha de preço que fica hoje entre R$ 100 e R$ 150 mil.
Gosta da linha Renault? Veja nosso Guia de Acessórios completo sobre o Renault Sandero: temos uma matéria completa em vídeo para você conferir no maior portal de som e acessórios da América Latina.