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Representação de qualidade no Sul do país

Paulo Henrique Golfo, da Golfo Representações

Paulo Enrique Golfo, conta suas impressões sobre o mercado do Sul e um pouco do segredo do sucesso de seu trabalho na região

A região Sul do país já foi comentada nesta editoria, mas a metrópole Porto Alegre tem lá as suas características especiais, o representante Paulo Enrique Golfo, da Golfo Representações, que atua no mercado há 21 anos e há sete como representante, contará as impressões do mercado de acessórios automotivos. “Comecei no setor como balconista de uma loja de autopeças, onde já se trabalhava com acessórios desde 1990.

Em 2004, depois de me desligar de uma concessionária, onde tinha a função de gerente de pós-venda passei para o ramo de representação”, afirmou Paulo Enrique.

Atualmente Paulo representa as marcas: SOUNDIGITAL, JFA, EROS. E considera que o mercado em Porto Alegre ainda precisa ser melhorado. “Em relação às vendas especificamente, não houve grande alteração este ano, se compararmos ao ano passado”, afirmou o representante.

Questionado sobre a forma de atuação que mais funciona na opinião dele, Paulo Enrique afirmou: “Quando comecei no mercado atuava principalmente com distribuidores, mas com o tempo acabei mudando a forma de trabalhar e atualmente atuo diretamente com os fabricantes. Com algumas marcas é mais fácil trabalhar aqui na região, como a Soundigital, por exemplo, que é lider no segmento aqui no Rio Grande do Sul.

Já outras marcas que são de outros estados o trabalho é um pouco mais complicado, pois temos que demonstrar a capacidade dos produtos”. Por isso ele atua somente com produtos que reconheça a qualidade.

A região do Rio Grande do Sul é bastante extensa e por isso exibe vantagens e desvantagens aos representantes, segundo Paulo: “A vantagem é a opção de ter pastas de fabricantes em sua região é garantia de exclusividade da marca. Já a desvantagem é que vejo é o tamanho do estado, percorremos grandes distâncias para atender os clientes. Principalmente em um mercado que está em crescimento constante”, concluiu.

O mercado vem crescendo e se desenvolvendo bastante e com isso a demanda de trabalho aumenta, mas para Paulo isso também gera alguma desvantagem: “quando comecei, o mercado era um grão de areia, mas está virando uma duna (traçando um comparativo). Mas o mais difícil é encontrar alguém para acompanhar seu ritmo de trabalho. Está difícil contratar colaboradores”.

No bate-papo com a equipe da Revista, Paulo contou sobre o grande crescimento do mercado, das vantagens de se ter investimento em produtos de qualidade, mas também salientou outras dificuldades. “Há uma limitação dos profissionais que atuam em nosso ramo. Isso já foi citado por alguns colegas em entrevistas anteriores, mas vou bater na tecla novamente. A tecnologia evoluiu, mas os profissionais do mercado continuam parados no tempo, temos dificuldade de contar com profissionais que tenham a mente aberta para receber novas informações, a maioria acha que não precisa, que já é expert em sua função”, avaliou Paulo Enrique.

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Ainda sobre como se destacar num mercado tão amplo e se manter no mercado fornecendo um serviço de qualidade Paulo Enrique destacou: “Para garantir essa relação longa com os distribuidores mantenho um trabalho com bons produtos, garantia, pronto atendimento, pós-venda, um estoque completo para facilitar o atendimento ao cliente. Não tenho reclamações dos meus serviços”, afirmou.

Um dos pontos fortes do trabalho oferecido por ele é o pós-venda, o que ele considera essencial para um bom relacionamento. “Não posso colocar como meu diferencial o pós-vendas, mas procuro fazer disso um diferencial a meu favor, pois como todo ser humano tenho minhas limitações, também erro. Procuro usar esta ferramenta, pois vejo hoje uma preocupação das fábricas em vender o produto o mais barato possível e esquecem da qualidade”.

Mas com pensamento diferente, Paulo Enrique preza por trabalhar com empresas diferenciadas, que tenham compromisso com a qualidade. “Procuro me aliar a fabricantes que cumprem o que se comprometeram a fornecer ao consumidor final, o que torna seu produto muitas vezes um pouco mais caro que o do concorrente, mas com qualidade infinitamente superior”.

Para finalizar o representante Paulo Enrique Golfo conta o que, na opinião dele, é fundamental para ser um profissional bem sucedido: “é estar cercado de pessoas competentes e positivas. Essas pessoas eu encontro em alguns colaboradores e nas fábricas que represento. O representante está diretamente ligado com o público. Temos que estar sempre motivados para poder exercer nossas funções e ter sucesso”, finalizou.

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