No dia 01 de abril de 2020, quinze dias depois do anúncio das medidas restritivas de Isolamento Social, entrevistamos 05 empresários do setor automotivo para darem seu parecer sobre a situação de seus negócios durante este período de crise. Três Representantes de grandes indústrias do setor e duas grandes Distribuidoras do Estado de São Paulo dão depoimentos positivos, apesar do momento difícil que enfrenta o mercado de som e acessórios.
Gustavssom Representações atua no Nordeste Brasileiro e representa as marcas: 7Driver, Ecotap, Expex, GTW Global, Horizon, Usina Spark, Shocklight, Stetsom e Tury, além das marcas Santo Angelo e Attack de áudio profissional.
Estamos enfrentando este momento de crise da melhor maneira possível. Sempre digo que somos soldados da economia e essa é mais uma grande tempestade, mas vai passar. Quem tiver preparado e com uma posição otimista vai conseguir enfrentar essa crise de maneira mais tranquila. Assim que se deu anúncio de paralisação, nós paramos e fizemos um planejamento. Porque para nós Representantes, se não houver planejamento fica muito difícil, já que vivemos de comissão. Acreditamos que é uma fase como tantas outras que já superamos e vamos enfrentá-la. Tanto que mantive a minha equipe e os trabalhos estão ainda mais intensos e sempre positivos. Não foi só o nosso mercado que parou, parou tudo. Mercado de alimentos que não parou, conheço colegas que afirmam que caiu em 40% o faturamento. No nosso mercado quem se preparar, for inteligente e souber equilibrar a casa vai sair dessa ainda mais fortalecido. Agora os que não tiverem preparo vão sofrer mesmo. E mesmo em meio a tudo isso quero acreditar que vamos voltar melhores como segmento.
Aqui na nossa região do Nordeste, o primeiro impacto foi mais forte, pois parou tudo, mas agora muitas cidades estão autorizando a reabertura das lojas, porque a maioria atende também o mercado de autopeças que é considerado essencial, e essa abertura já surtiu efeito, ainda tímido, mas já começou a retomar as vendas. Então, por isso que diante de alguns clientes preocupados, procuro passar uma mensagem otimista e de superação, porque é nisso mesmo que acredito!
Sérgio Representações atua na região Norte do Brasil, e representa as marcas: Eros, Usina Spark, Expert, Ecotap, Banda, Ray-X e Yokohama.
Este é um momento nunca antes visto, mesmo tendo passado por crises que impactaram, como a dos caminhoneiros, nada chegou perto desta. Os estados aqui do Norte pararam de maneira muito severa e aos poucos tem retomado o comércio, mas houve queda brusca nas vendas. Nós fizemos um planejamento e como não temos dívidas e estamos bem estabilizados, conseguimos honrar todos os compromissos e nos manter até maio com os pés no chão. Não paramos, mesmo não fazendo vendas efetivas, temos visitado os clientes e auxiliado com algumas negociações e troca de informações. Para nós representantes essa parada é muito impactante, pois já recebíamos com prazo lá na frente e com este aumento no pedido de prorrogações, teremos nossos recebimentos comprometidos. Acredito sim na retomada do setor, mas ela não será rápida, e se for, e assim espero, muitas fábricas que tiverem estoque vão lucrar, mas as que foram prejudicadas com a parada da China não vão ter como atender a demanda.
Biguá Distribuidora, está localizada em Bauru/SP e atende a todo o Estado de São Paulo.
De fato, houve uma crise repentina! Vínhamos já do aumento do dólar, que já estava impactando no mercado, mas o mercado estava positivo, aquecido. Nós fizemos muitos investimentos: estamos com um estoque que nunca tivemos antes. Como sempre fomos muito parceiros de nossos clientes, temos lidado com essa situação com muita atenção e até carinho. Temos clientes de todos os tamanhos e o que percebemos é que pegou a todos, até grupos grandes de concessionárias estão nos ligando e pedindo prorrogação de títulos. Também conversamos com os fornecedores e conseguimos parceria com alguns deles, mas o fator sorte também nos ajudou, já que tínhamos uma reserva para conseguir reorganizar a casa e conseguir passar por esse momento com um pouco mais de tranquilidade.
Desacreditar do mercado jamais! Temos que pensar positivo. Essa crise atingiu a saúde das pessoas e por isso assusta mais, mas referente ao fator econômico, normalmente o brasileiro lida bem. Se o Governo cumprir com todas as ações que tem anunciado, acredito que logo as pessoas voltam a consumir, porque outro fator que levamos em conta é que o brasileiro esquece logo. Por isso, acredito que passado esse susto, em três ou quatro meses o mercado volta a aquecer novamente. Tudo ainda está muito recente, estamos há apenas 15 dias lidando com tudo isso. Acredito que muitos dos que pediram prorrogação de pagamentos, foi mais para retaguarda. Nós aqui estamos abertos sempre, demos férias a 70% dos funcionários, e apesar da queda do faturamento, não paramos de faturar. Aqui nas cidades do interior, talvez pelas cidades serem menores e as pessoas terem o relacionamento mais próximo, muitas lojas estão trabalhando com agendamento com o cliente e utilizando de outras saídas que tem ajudado. Em Marília e Ribeirão Preto, por exemplo, hoje faturamos bem, foi um dia bom! Campinas que já é maior continua faturando menos. Mas acredito que o desaquecimento foi mais por cautela e não por desespero. As lojas físicas e virtuais que tiverem estrutura vão enfrentar melhor este período e saírem fortalecidas.
Posso te dizer que nós aqui na Biguá estamos otimistas, hoje, depois de anunciada a crise foi nosso melhor dia de faturamento, o que nos faz acreditar que dias melhores virão!
JLA Representações atua nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e representa: Permak, FKS, Tiger Auto, Usina Spark, Stetsom, Tiger Films, WD-40 e Hurricane.
Num primeiro momento foi um choque, não só na saúde pública, mas um choque de gestão em todos os negócios. E surgiu aquela dúvida, se íamos parar, se íamos continuar. Mas como tenho um bom relacionamento com meus clientes, eu procurei ligar para todos e fui coletando informações e tentando acalmar dos dois lados, porque não adianta eu tentar fazer venda, se lá na ponta não está havendo consumo. O problema do nosso mercado são os “caroneiros”, que aproveitam da situação e acham que não tem que honrar os boletos, mas mesmo com estes casos, eu não tive tantos problemas como estes. Pelo que consegui entender com as fábricas, da minha carteira de clientes, entre prorrogação de boletos e atraso nos pagamentos foram cerca de 15% somente. A maioria tem procurado pagar e afirma que enquanto tiver caixa, vai procurar honrar com os fornecedores. Muitos fornecedores também têm tentando endurecer um pouco e não prorrogar muitos pagamentos, para que não vire uma corrente de um prorrogando aqui e outro ali e essa atitude prejudicar ainda mais a economia fazendo ela parar. Quanto ao que tenho conversado com as fábricas, elas estão otimistas com as linhas de crédito que foram disponibilizadas pelo Governo. Essa semana voltei do Home Office para o escritório e foi fundamental este trabalho da JLA Representações de acalmar e conversar com o cliente. Hoje mesmo já senti uma melhora e foi um ótimo dia. As fábricas que represento, a maioria voltam a trabalhar na próxima segunda e eu e já tenho pedidos para faturar. Por isso eu acho que foi muito mais um choque de primeiro momento, e muito mais barulho do que chuva. Acredito que já na segunda quinzena de abril as vendas já começam a melhorar e temos que atuar com sabedoria, de identificar que temos que vender para quem tem estrutura para dar continuidade no negócio. Têm fábricas e importadores que vão se sair bem, pois o mercado vai retomar aquecido. Estou bastante otimista e acredito na recuperação. O E-commerce, por exemplo, foi um setor que equilibrou, apesar de também ter tido queda nas vendas, apuramos que foi em torno de 30%.
É claro que temos que manter nossos cuidados com a saúde e manter distância das pessoas, mas acredito que em maio e junho podemos ter uma recuperação aí de 70% e que os últimos meses do ano serão muito bons e espero que logo esta página seja esquecida por nós. Acredito que o grande desafio dessa crise foi o bom relacionamento com o cliente, você confiar em seu cliente e ele em você, mas isso só acontece quando existe a parceria.
Comercial MS Distribuidora, está localizada em São José dos Campos/SP, mas atua não só no estado de São Paulo, como em algumas cidades do Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Para nós a situação ainda está muito confusa. Nós nunca vivemos nada parecido com essa crise, onde não se sabe diretamente quem é o inimigo. Não temos ainda muitas respostas como o tempo que durará essa crise. Estamos apreensivos e sem um planejamento à longo prazo, pois é um mistério para nós qual será o comportamento do consumidor nesse pós-crise e nossos produtos não são de primeira necessidade. Internamente não paramos nenhum dia. Demos férias a boa parte dos funcionários e estamos nos reorganizando financeiramente. Atendendo a muitos clientes que tem pedido prorrogação de boletos, clientes que estão comigo desde o início e nunca atrasaram um título, e também buscando junto aos fornecedores a renegociação de pagamentos. O Governo tem anunciado algumas medidas que realmente auxiliarão, mas ainda não estão disponíveis nos bancos, há um tempo para esse investimento chegar e entendemos isso. Mas em relação aos nossos clientes, mesmo estando abertos não estamos faturando nada, e por isso acredito sim na retomada do setor, mas não nos próximos meses, porque infelizmente essa crise está ligada a saúde das pessoas, o que assusta muito. Não acredito que mesmo reabrindo o mercado, o consumidor vai voltar a circular logo, acho que será preciso uma segurança maior para a retomada do setor.
Claro que o fato do brasileiro ter a característica de esquecer rápido as coisas, irá ajudar muito. Se o sentimento de segurança aumentar, tudo tende a normalizar, mas acredito que não por completo este ano, talvez melhore ali nos últimos meses e a retomada se dê mesmo no próximo ano.
Nobre Representações, atua nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte e representa as marcas: Eros, Fiamon, Stetsom e Usina Spark.
Nós estamos nos mantendo atentos a cada movimento de mercado, acompanhando ainda mais de perto as necessidades dos nossos clientes e possíveis oportunidades que venham a surgir que possa refletir positivamente para os negócios e parcerias. Tentamos ser rápidos em todas as respostas e encontrar a melhor maneira de atender as expectativas de todos para o momento. Acreditamos que o mais importante de tudo para atravessar esse momento foi o planejamento financeiro, com redução de custos e aumento de eficiência nos negócios, estar atento as oportunidades e criar novos mercados que supram as perdas. O maior problema são muitas empresas sem entenderem o que está acontecendo e sem reação, muitas por não saberem o que fazer de portas fechadas, muitos donos de empresas que tem a habilidade técnica para execução dos serviços tem colocado a mão na massa novamente para atender aos clientes e executar o serviço, com isso suprem a falta de profissionais que não estão indo ao trabalho, por causa do distanciamento social, além dos que tiveram que ser desligados para a sobrevivência do negócio.
A minha expectativa de retomada é positiva. Este ano para o nosso segmento é considerado o melhor, pois é ano de eleição, quando se gera um consumo grande para nossos clientes. Se as eleições não forem adiadas, acredito que já no segundo semestre voltamos a rodar com bons negócios, mas dentro dos próximos três meses ainda vamos ter que enfrentar muitas dificuldades. Acredito que a melhora venha
no segundo semestre.