O mercado de som e acessórios é bastante amplo e diverso, e um dos setores que tem aumentado a oferta de produtos, como já temos noticiado em outras edições, e consequentemente a atenção do consumidor final, é o de pick-ups.
As novas pick-ups de hoje trazem conforto, estabilidade e muito bom desempenho tanto na estrada quanto nas ruas das grandes cidades. A bordo de uma pick-up 4×4 por exemplo, o piloto fica em uma posição privilegiada, mais alto que os demais carros e não tem nenhum problema com buracos ou irregularidades nas pistas.
No segmento das médias concorrem de perto: Chevrolet S10, Toyota Hilux Nissan Frontier, Ford Ranger e a Volkwagen Amarok.
De todas, a pick-up mais vendida no Brasil tem sido a Chevrolet S10, não por ser a mais completa, mas pelo equilíbrio custo benefício que ela traz, tanto na cidade quanto na estrada.
Porém, para quem preza por conforto e modernidade, a Toyota Hilux já é bastante tradicional no segmento trazendo um kit de itens de fábrica mais completo.
A Volkswagen Amarok chegou fazendo muito barulho, porém ainda não conseguiu ser um sucesso de vendas, talvez pelo preço um pouco salgado frente aos concorrentes.
Já no segmento das compactas, os comparativos se baseiam principalmente na relação custo X benefício, e hoje a que está na frente é a Fiat Strada disparada na frente da segunda colocada Saveiro.
Para os lojistas e fornecedores de acessórios fica a informação do que prioriza o público das pick-ups – a relação custo X beneficio. Por isso, acessórios que também tenham qualidade e ofereçam uma relação de usabilidade, conforto e sejam atraentes financeiramente terão seu espaço garantido.
A Chevrolet S10 foi beneficiadas pelas promoções realizadas pela marca ao longo de maio. Com 5.018 unidades emplacadas, melhor desempenho em 2014, a pick-up média se manteve à frente na categoria e assegurou mais de 1,4 mil unidades de vantagem sobre a rival mais próxima. Nos meses seguintes houve queda, mas nada que interferisse na primeira colocação.
Praticamente estável em relação a 2013, mas também em melhor momento neste ano, a Toyota Hilux (23.483) veio em seguida. Responsável pelo maior crescimento (em relação ao ano anterior) dentre as pick-ups de maior volume de vendas (+56,1%). a Ford Ranger (2.139) completou o pódio.
Duas marcas que andam bem próximas e no mês de maio até empataram no ranking, são Mitsubishi L200 e VW Amarok, A diferença é que a pick-up japonesa cresceu 2,7% sobre o ano anterior, contra um recuo de quase 11% do modelo da marca alemã. Mas se analisarmos de um mês para o outro a pick-up da Volkswagen foi a que mais cresceu entre as cinco mais vendidas (27%).
Apesar de um mês de abril crescente e que talvez sinalizasse uma subida da Nissan Frontier, a pick-up acabou perdendo espaço entre as mais vendidas (-31,3%).
O segmento de pick-ups médias finalizou o primeiro semestre do ano praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado.
O segmento de pick-up’s leves do mercado brasileiro vem apresentando uma crescente nos últimos anos, e no último semestre a Fiat Strada apresentou queda em alguns meses, mas nada que a retirasse do primeiro lugar do ranking.
Essa queda pontual da líder de mercado, também foi observada nas vendas da tradicional segunda colocada em vendas entre as pick-up’s médias. A Saveiro, com total de 41.705 unidades comercializadas até o mês de julho.
No caso da Chevrolet Montana, porém, observou-se um aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano, o que não se manteve nos últimos dois meses (junho e julho).
Há, ainda, uma quarta competidora nesse segmento, a Peugeot Hoggar, mas com números de vendas pouco expressivos, inferiores a 100 unidades mensais. O utilitário francês vendeu 23 unidades em julho – o que o coloca no mesmo patamar que vem apresentando ao longo do ano anterior.
Por: Denise Andrade
Imagens: Divulgação