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Revista Automotivo completa 14 anos

Maior mídia do segmento de som e acessórios celebra novos tempos com redes sociais, revista digital e a volta do ENAN em 2022

Em tempos de crise na mídia os veículos de comunicação segmentados ganham cada vez mais força. Assim a revista Automotivo celebra os 14 anos de história acompanhando a evolução do mercado de som e acessórios. Mas qual é o segredo do sucesso de uma mídia que fala com mais de 1 milhão de pessoas do setor automotivo? 

“Com experiência de vários anos em outros veículos queria criar um veículo de comunicação realmente focado no mercado de som e acessórios pois, como sabemos, existem muitas revistas e já existiam muitos bons sites de carros. Eu queria algo novo”, destaca Fabio Codellos, Publisher e fundador da AutoMOTIVO. Naquela época, a revista já se destacou pelo projeto gráfico moderno, com destaque para as fotos e capas bem coloridas, estreando com um site de olho no futuro. “Com o impulso de alguns lojistas e profissionais do ramo com muita experiência desenhamos o projeto da AutoMOTIVO pensando em outras frentes de trabalho que iríamos explorar no futuro”, explica.

Olhando as páginas da revista, se nota a evolução do setor de acessórios e som automotivo. O consumidor que tinha, na época, produtos de som focados em potência, hoje preferem qualidade e definição. O segmento de iluminação que focava as lâmpadas de xênon migraram para o LED e em termos de equipamentos saímos dos CD Players com opções como as populares “disqueteiras” e os rádios mais simples hoje migraram para modernas multimídias de alta resolução e processamento Octa Core com integração sem fio ao celular. “A indústria nacional se fortaleceu muito neste intervalo e temos produtos de qualidade mundial fabricados no país para um consumidor exigente, peças com gravação e corte laser, LEDs de alta qualidade e durabilidade, produtos que amadureceram muito ao longo do tempo”, destaca. 

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A origem do ENAN

Fabio Codellos conta que ao longo do tempo pensou em um evento nos moldes internacionais para atrair os profissionais do setor. “Não víamos espaço em eventos como o Salão do Automóvel, caro para empresas importadoras e players de som e acessórios e assim, trabalhando bem os contatos no mercado criamos um evento B2B, feito para geração de negócios, aproximando fornecedores de representantes em um evento de formato único”, explica.

Foram quase oito eventos ininterruptos ao longo dos últimos anos, sempre com experiências diferenciadas para os participantes como passeios a bordo de superesportivos, rodadas de negócio especiais para profissionais e outras ideias implementadas ao longo do ENAN. “Só paramos por força da pandemia, aliás nosso evento estava pronto para estrear em março de 2020. Espaço, equipe, local, tudo estava pronto e já estávamos trabalhando na montagem do ENAN quando fomos obrigados e voltar atrás por conta da pandemia. Respeitamos desde o início as determinações do governo, fizemos uma edição virtual no início de 2020, que teve grande audiência no Youtube e agora voltaremos com força total nos dez anos do evento, em março de 2022”.

Stand 11m2 • 7m² + Sala 4m2

No início da pandemia, sem gráficas e sem poder reunir a equipe de trabalho para o fechamento da revista AutoMOTIVO, Fabio tomou outra decisão importante: a de extinguir a impressão da revista e migrá-la de forma definitiva para o modelo digital. “O modelo impresso está em crise há muitos anos e já antes da pandemia nossa audiência no digital era muito maior do que na versão impressa. Então nesse novo cenário fizemos a migração total e a nossa audiência só cresceu neste intervalo em meio à pandemia”, diz Codellos.

Tempos de redes sociais

Além da revista AutoMOTIVO o advento das redes sociais trouxe mais uma vitrine e uma oportunidade de negócios e de visibilidade. “Desde então começamos a trabalhar de forma estruturada as nossas redes começando pelo Facebook, depois abrimos o canal do Youtube, e também o instagram e mais recentemente o TikTok. Curioso que no início desta última rede analisamos a relevância e vimos que há uma audiência enorme pois vídeos nossos tem facilmente centenas de milhares de views. Onde há mídia temos que estar com certeza”, explica Fabio Codellos.

Visibilidade

Hoje além da revista AutoMOTIVO, há o canal da TV Automotivo no Youtube, as redes sociais do FAcebook e Instagram e o TikTok. Somando todas as cinco redes sem falar nos grupos de Telegram só para lojistas e profissionais do setor como fornecedores e representantes o público que tem acesso às informações das mídias da Automotivo soma mais de 1 milhão de pessoas. Além das mídias da revista, redes sociais e o canal no Youtube, a revista AutoMOTIVO promove um network de grande alcance no ENAN que atrai centenas de profissionais todos os anos, tem um mailing de profissionais que recebem a newsletter semanal e tem mídias específicas como o AutoMEETING, o Camaro Meeting e também o Ferrari Owners Club. São clubes de fãs e proprietários de carros com um diferencial de ter contato direto com um público formador de opinião. “É fruto de muito trabalho ao longo dos 14 anos e estamos animados com a retomada da economia em meio às dificuldades, o retorno do ENAN e novos canais de divulgação em novos tempos”.

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