De modelos exóticos a interessantes concepts, o Salão teve atrações para todos os gostos.
A China é o maior mercado automotivo do mundo, produzindo impressionantes 28,3 milhões de veículos por ano. Sua importância no mercado mundial aumentou ainda mais depois que algumas das montadoras mais importantes da Europa e dos Estados Unidos resolveram se associar a empresas locais e passaram a produzir na China. Como resultado, em 2016 só a Volkswagen vendeu 3,98 milhões de veículos no mercado chinês, enquanto a General Motors vendeu 3,87 milhões e a Ford 1,27 milhão. Se esses números não bastarem, basta dizer que no ano passado o mercado local absorveu mais de nove milhões dos 164 modelos de SUVs fabricados no país.
A presença de grande número de milionários e de grande número de consumidores dispostos a gastar completa esse quadro, justificando a realização de um Salão do Automóvel com forte foco local, mas com a presença de marcas de renome mundial.
Evidentemente, todo Salão tem foco no mercado onde é realizado, no entanto alguns dos Salões europeus e americanos costumam apresentar lançamentos e concepts com foco em outros mercados do mesmo continente ou até do resto do mundo.
No caso do Salão de Shanghai, que se alterna como Salão de Beijing (Pequim), o foco local é muito forte, em função da presença de montadoras que não atuam em outros países. Os stands de grandes multinacionais e de marcas locais com atuação no Exterior, no entanto, acabam garantindo novidades interessantes.
Na edição deste ano, realizada em maio, além dos tradicionais modelos “inspirados” em outros bem sucedidos no Ocidente e da presença maciça de utilitários esportivos na maioria dos stands, foram os concepts que acabaram chamando mais a atenção. Entre os veículos conceituais mostrados em Shanghai chamaram a atenção o Audi SUV e-tron Sportback, o Chevrolet FNR-X Concept, o Citroen C5 AirCross, o Jeep SUV Yuntu, o Mercedes Concept Classe A Sedan, os Pininfarina K550 e K750, o Qoros Model K-EV, o Renault R.S. 2027 Vision, o Skoda Vision E e o Volkswagen I.D. Crozz.
Nos stands não faltaram atrações para todos os gostos, entre modelos esportivos, elétricos, híbridos, ícones da indústria automotiva como o Ford Mustang, além de veículos das muitas marcas locais e de montadoras de destaque mundial como BMW, Infiniti, Lexus e Mercedes-Benz, entre outras. O Ford EcoSport, agora modelo mundial, estreou no mercado chinês equipado com câmbio automático de seis marchas e estepe para fora, se diferenciando das versões vendidas na Europa e nos Estados Unidos, nas quais o estepe fica do lado de dentro.
Veja a seguir algumas das novidades do Salão de Shanghai 2017:
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação