A 28º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo aconteceu entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro de 2014 e a Revista AutoMOTIVO mais uma vez esteve presente como media partner e expositora.
Como já é tradição, o evento bienal foi realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A novidade dos organizadores para aumentar o conforto dos visitantes foi a instalação de enormes climatizadores de ar por todo o saguão, medida que pretendia manter a temperatura
interna mais amena do que do lado de fora.
Além disso, houve diversas ações voltadas ao público por meio do site oficial e das redes sociais, como incentivos e descontos de até 30% para quem comprasse o ingresso antecipadamente e a possibilidade de imprimi-los em casa, agilizando a entrada no evento.
Estiveram presentes 41 marcas, que trouxeram 547 veículos (contra 505 da edição 2012) ao Salão. Desse total, 150 eram lançamentos. “Os 150 lançamentos reforçaram o papel do Salão Internacional do Automóvel como plataforma importante de estímulo à indústria e ao
mercado automobilístico nacional. A recente vinda de novas fábricas para o Brasil somente comprova essa tendência”, acredita Juan Pablo De Vera, presidente da organizadora do evento, Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Como já havia acontecido na edição anterior, a Pioneer foi a única expositora do segmento de som automotivo. Mesmo com a presença cada vez maior de centrais multimídia originais de fábrica, a fabricante apresentou 7 novos modelos da linha 2015 de CD players, media receivers e DVD players.
A Imprimax esteve presente com sua linha de películas autoadesivas e pintura reversível, o chamado envelopamento líquido, que pode ser usado na personalização de rodas esportivas, e até mesmo para alterar completamente a cor do veículo.
O Salão mostrou que os SUVs realmente vieram para ficar. Havia lançamentos para todos os gostos, sendo que grande parte deles tinha a missão de destronar o queridinho da categoria, o EcoSport. Marcas como Nissan, Honda, JAC, Lifan e até a Jeep exibiram modelos compactos para brigar com o carro da Ford.
Os fabricantes trouxeram 25 modelos de carros híbridos e elétricos, reflexo da tendência mundial que investe cada vez mais em sustentabilidade e geração de energia limpa. Destaque para o BMW i3, já à venda no Brasil pela bagatela de R$ 225.900, e o Renault Zoe, que deve ganhar cidadania brasileira em breve.
Além dele, máquinas como os Porsche Panamera S E-Hybrid e 918 Spyder e o BMW i8 provam que é possível unir esportividade e preocupação com o meio ambiente.
Mesmo com a queda na produção de veículos novos em relação ao ano passado, as previsões para o mercado são bastante animadoras, principalmente por conta dos diversos lançamentos previstospara 2015. Mais uma vez o Salão do Automóvel mostra a sua importância nesse tão arriscado exercício de “futurologia”, adiantando as grandes novidades que poderão surgir.
Resta aguardar que as fábricas cumpram as suas promessas e atendam as expectativas de um mercado que só cresce e se torna mais exigente a cada ano.
A incrível réplica do carro da trilogia De Volta Para o Futuro fez a alegria dos fãs. Havia efeitos de fumaça, som e luz, além do Dr. Emmett Brown ao volante. Só faltou Marty McFly e seu skate voador.
McLaren MP4/4
Difícil não deixar escorrer uma lágrima ao ver o icônico carro que deu o primeiro título a Ayrton Senna na F1, em 1988. Trazido pela Honda, fazia parte das homenagens pelos 20 anos da morte do eterno campeão.
Williams Martini Racing F1
O carro usado por Felipe Massa na temporada 2014 esteve no stand da Petrobras, patrocinadora da equipe na F1. A pintura que
estreou este ano, nas cores da Martini, fez a alegria dos saudosistas.
Jeep Renegade
Fabricado no Brasil, o jipinho vem para encarar o líder EcoSport. Suas armas são o design robusto e as opções de motores diesel ou flex. Deve honrar a tradição da marca em enfrentar trilhas. Chega em 2015.
Honda HR-V
Rival declarado do EcoSport, o SUV da Honda será produzido em Sumaré com o esperado esmero na fabricação que fez a fama da empresa no País. Interior modular (como o do irmão Fit) e perfil de coupé serão itens de série.
BMW i8
Três motores, duas caixas de marcha, tração dianteira, traseira ou integral, além de carroceria feita de plástico e fi bra de carbono. Definitivamente, esse não é um BMW qualquer.
Chevrolet Corvette Stingray
60 anos de história convergem nesse modelo. O motor V8 de 460 cv leva o esportivo aos 100 km/h em apenas 3,4 s. Estava acompanhado de um belíssimo exemplar da primeira geração. Difícil escolher o mais belo.
Jaguar F-Type
Considerado um dos carros mais bonitos da atualidade, é descendente direto do mais belo de todos os tempos: o mítico E-Type. Sua versão V8 possui 550 cv e pode ultrapassar os 300 km/h.
Honda NSX Concept
De volta ao Brasil, dessa vez com o logotipo da Honda no focinho, o sucessor espiritual do lendário NSX, desenvolvido em parceria com Ayrton Senna, é híbrido e tem tração integral. Deve ser vendido por aqui num futuro não tão distante
Porsche 918 Spyder
O mais novo superesportivo da marca de Stuttgart possui três motores (sendo 2 elétricos), 887 cv e gera mais de 130 kgfm de torque. Capaz de encarar rivais poderosos como Mclaren P1 e Ferrari LaFerrari. Mas prepare o bolso: custa incríveis R$ 4 milhões.
Volkswagen T-ROC
O concept da VW antecipa a futura identidade visual da marca. Pode vir a ser um modelo de produção, que ficaria posicionado entre o Taigun e o Tiguan, custando algo em torno de R$ 75 mil.
Mercedes AMG GT S
Sucessor do SLS AMG, deve chegar por aqui custando mais barato. Dotado de um motor V8 biturbo de 510 cv, será concorrente direto
do Porsche 911.
Ford Mustang
A nova geração do Mustang deverá ser importada para o Brasil. Menos bruta e mais amigável, possui até uma versão com motor de 4 cilindros, uma heresia impensável tempos atrás. Porém, continua sendo um típico muscle americano. Deve ser vendido para 120 países, inclusive na Europa.
Nissan Kicks Concept
Esse belo concept antecipa o design do futuro SUV compacto da marca. Fruto de um projeto global, mas pensado para ao Brasil, o jipinho da Nissan tem 4,30 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,60 m de altura. Deve chegar em 2016.
Nissan GT-R
Trazido para abrilhantar o stand da marca, o “Godzilla” cumpriu o seu papel, sendo um dos modelos mais disputados por quem carregava uma câmera fotográfi ca. Esportivo que dispensa apresentações, o GT-R só estava a passeio e não deve ser importado oficialmente pela Nissan.
BMW i3
Já à venda no Brasil, o elétrico da BMW tem autonomia de até 300 km graças a um motor extra a gasolina, que não traciona o carro, apenas recarrega as baterias. Parece compacto, mas tem o tamanho de um hatch médio. Só não parece um BMW.
Ferrari 458 Speciale
A Ferrari não possuía um espaço próprio, mas esteve mais uma vez abrigada junto à Fiat. Sozinha em um canto do stand, a 458 Speciale foi capaz de hipnotizar o público e polarizar as atenções, como só uma Ferrari é capaz de fazer, Dotada de um motor V8 4.5 de 605 cv, a máquina acelera até 100 km/h em apenas três segundos, e alcança os 325 km/h de velociodade máxima.
Renault Megane RS
Freios Brembo, motor turbo de 265 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos. Definitivamente não é um “esportivo de adesivo”. Deve ser importado em breve, para fazer frente a Golf GTI e Honda Civic Si.
Imprimax
A Imprimax esteve presente com sua linha de películas autoadesivas e envelopamento líquido. A Mercedes Classe E de cor berrante chamou a atenção dos visitantes, que pensavam ser uma pintura permanente na máquina.
Pioneer
Patrocinadora da equipe de Stock Car Mobil Super Pioneer Racing, a fabricante dessa vez esteve sozinha no Salão, exibindo seus mais recentes lançamentos em players e centrais multimídia
AutoMOTIVO
A revista AutoMOTIVO esteve presente mais uma vez no Salão como mídia parceira e expositora. Em nosso stand pudemos encontrar amigos e parceiros, além de apresentar a revista para um público tão apaixonado por carro quanto nós.