Aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de setembro, a 13ª edição do Salão Latino-Americano de veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias.
O emprego do acionamento veicular elétrico é uma tendência tecnológica. Mais econômicos, com emissões baixas ou nulas, os veículos elétricos e híbridos devem se transformar em novo paradigma, afinal, já são mais de 3 milhões de veículos elétricos ou híbridos circulando no mundo.
Em um mercado globalizado, essa tendência também deverá chegar ao Brasil nos próximos anos. A expectativa é que em 2020 circulem no Brasil de 30 a 50 mil veículos elétricos.
Algumas montadoras se adiantaram e já lançaram ao mercado modelos híbridos e elétricos. É o caso da Volvo, Renault, Toyota e BMW, que expuseram seus veículos no evento.
Como uma maneira de aproximar o público dessa nova realidade, as montadoras deram a oportunidade de os visitantes realizarem test-drives nos modelos.
A Volvo abriu as portas do seu XC90 híbrido. Com 407 cv de potência combinada entre os motores de combustão e elétrico, o SUV surpreendeu pelo silêncio. A leveza da direção faz o condutor se esquecer que está em um veículo de mais de 2.300kg.
Seu sistema de som tem 1.400 watts e 19 alto-falantes da Bowers & Wilkins. O mesmo sistema é usado no Teatro de Gotemburgo. O nível de acabamento sueco surpreende em cada detalhe. Um exemplo é a alavanca de câmbio, feita com cristal escandinavo.
Outro veículo bastante disputado entre os visitantes foi a BMW i3. Bastante ágil, o elétrico alemão vendido no Brasil a partir de R$ 160 mil, gerou curiosidade no público principalmente por seu design.
As portas da frente e de trás se abrem em sentido oposto, algo raro nos veículos que circulam no País. O acabamento é bastante moderno, mas diferente do luxo que estamos acostumados nos modelos da montadora da Baviera.
Pensado para a cidade, o quadriciclo Twizy, da Renault, era outra atração e foi muito procurado pelo público presente. Ágil para as ruas, o elétrico já faz parte da frota de uma seguradora em São Paulo.
Um chinês 100% elétrico também esteve disponível para test-drive. O veículo da BYD tem acabamento mais simples e próximo de um carro comum, mas com a autonomia de aproximadamente 300 quilômetros sem ter que recarregar as baterias.
Além dos carros, outras opções de transporte sustentável também expuseram no salão. Motos, scooters, bicicletas, triciclos, patinetes e caminhões e ônibus apresentaram suas tendências e fizeram o público imaginar quais meios de transportes predominarão nas ruas em um futuro já não tão distante.
Texto: Felipe Negri
Imagens: Equipe AM