Home / Destaques / São Paulo recebeu Salão de Veículos Híbridos e Elétricos

São Paulo recebeu Salão de Veículos Híbridos e Elétricos

Aconteceu na cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de setembro, a 13ª edição do Salão Latino-Americano de veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias.

salao8

O emprego do acionamento veicular elétrico é uma tendência tecnológica. Mais econômicos, com emissões baixas ou nulas, os veículos elétricos e híbridos devem se transformar em novo paradigma, afinal, já são mais de 3 milhões de veículos elétricos ou híbridos circulando no mundo.

O Tesla Elektra foi um dos destaques do evento

O Tesla Elektra foi um dos destaques do evento

Em um mercado globalizado, essa tendência também deverá chegar ao Brasil nos próximos anos. A expectativa é que em 2020 circulem no Brasil de 30 a 50 mil veículos elétricos.

O evento apresentou modelos de todos os tipos e tamanhos

O evento apresentou modelos de todos os tipos e tamanhos

Algumas montadoras se adiantaram e já lançaram ao mercado modelos híbridos e elétricos. É o caso da Volvo, Renault, Toyota e BMW, que expuseram seus veículos no evento.

Toyota Prius

Toyota Prius

Como uma maneira de aproximar o público dessa nova realidade, as montadoras deram a oportunidade de os visitantes realizarem test-drives nos modelos.

salao14

Renault Zoe

A Volvo abriu as portas do seu XC90 híbrido. Com 407 cv de potência combinada entre os motores de combustão e elétrico, o SUV surpreendeu pelo silêncio. A leveza da direção faz o condutor se esquecer que está em um veículo de mais de 2.300kg.

Volvo XC90 sendo recarregado

Volvo XC90 sendo recarregado

Seu sistema de som tem 1.400 watts e 19 alto-falantes da Bowers & Wilkins. O mesmo sistema é usado no Teatro de Gotemburgo. O nível de acabamento sueco surpreende em cada detalhe. Um exemplo é a alavanca de câmbio, feita com cristal escandinavo.

BMW i3

BMW i3

Outro veículo bastante disputado entre os visitantes foi a BMW i3. Bastante ágil, o elétrico alemão vendido no Brasil a partir de R$ 160 mil, gerou curiosidade no público principalmente por seu design.

Interior da BMW i3

Interior da BMW i3

As portas da frente e de trás se abrem em sentido oposto, algo raro nos veículos que circulam no País. O acabamento é bastante moderno, mas diferente do luxo que estamos acostumados nos modelos da montadora da Baviera.

Abertura de portas diferenciada

Abertura de portas diferenciada

Pensado para a cidade, o quadriciclo Twizy, da Renault, era outra atração e foi muito procurado pelo público presente. Ágil para as ruas, o elétrico já faz parte da frota de uma seguradora em São Paulo.

Renault Twizy

Renault Twizy

Um chinês 100% elétrico também esteve disponível para test-drive. O veículo da BYD tem acabamento mais simples e próximo de um carro comum, mas com a autonomia de aproximadamente 300 quilômetros sem ter que recarregar as baterias.

Chineses da BYD

Chineses da BYD

Além dos carros, outras opções de transporte sustentável também expuseram no salão. Motos, scooters, bicicletas, triciclos, patinetes e caminhões e ônibus apresentaram suas tendências e fizeram o público imaginar quais meios de transportes predominarão nas ruas em um futuro já não tão distante.

 

Outras tendências em mobilidade também marcaram o evento

Outras tendências em mobilidade também marcaram o evento

Texto: Felipe Negri
Imagens: Equipe AM

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo