Muitos pensam tratar-se apenas de mais uma luxo dos dias modernos, mas o sensor de estacionamento reduz consideravelmente acidentes com seu veículo e terceiros ao estacionar.
Um simples descuido ao estacionar e você pode atropelar uma criança que passe atrás de seu carro repentinamente. Outros incidentes comuns são arranhões ou amassados na lataria causados por muros baixos e obstáculos mal planejados das grandes metrópoles. Além de prevenir estes acidentes, o sensor de estacionamento dá tranqüilidade e segurança para o condutor do veiculo ao estacionar seu carro na vaga, além de reduzir o tempo da manobra com uma maior precisão.
O sistema é um dispositivo de detecção de obstáculos altamente sofisticado, especialmente projetado para auxiliar você a estacionar ou dar marcha-ré no seu veículo. O sistema de sensoriamento de estacionamento veicular incorpora as últimas inovações da tecnologia de sensoriamento ultra-sônico. O sistema consiste em 2 ou 4 sensores, uma caixa de controle e um indicador sonoro de distância. Uma vez montados no pára-choque traseiro, os sensores emitem ondas ultra-sônicas que medem automaticamente à distância entre o pára-choque e os obstáculos localizados atrás do veículo, quando você dá marcha-ré. A caixa de controle transforma os dados captados em sinais sonoros no veículo. Comparado aos outros tipos de sistemas de detecção de obstáculos, o sistema ultra-sônico é mais exato e mais confiável, uma vez que funciona até mesmo em condições ambientais adversas como temperaturas extremas, sol forte, chuva, escuridão etc. Corretamente instalado e mantido, o sistema será de enorme ajuda na prevenção de colisões e acidentes, reduzindo assim possíveis lesões e/ou prejuízos. Com o sensor de estacionamento instalado no seu veículo, você poderá conduzi-lo com segurança e confiança, quando estacionar em espaços exíguos ou der marcha-ré
Como funciona:
O funcionamento dos sensores de estacionamento parte do principio dos morcegos (o ultra-som): são transmissores e receptores que enviam e recebem simultaneamente ondas ultra-sônicas que “batem” nos objetos póximos, construindo um mapa invisível que é transformado em escala métrica para a aproximação segura do veiculo. Existe no mercado modelos para carros e caminhões, e os mais comuns são acionados assim que a marcha de ré é engatada, tendo eficiência mais precisa sobre o raio de alcance dos sensores a partir de 150 cm de distância e com uma cobertura homogênea – ou seja, sem pontos cegos
Tipos:
O mais simples é o sensor de dois ou quatro pontos traseiros: dois são emissores, que mandam os avisos sonoros, e outros dois receptores, que vão “lendo” e intensificando a freqüência do bip, conforme diminui a distância do veículo ao anteparo ou obstáculo.
Os tipos mais usados são os de quatro pontos traseiros, com display digital de aproximação que possui aviso sonoro e um display numérico de aproximação.
Os mais completos possuem de quatro a oito pontos traseiros, com câmera de vídeo e tela interna. Neste caso, o condutor – além de ter a informação dos sensores por som e distancia de aproximação na tela – ele ainda conta com a visão da câmera equipada com infravermelho, possibilitando uma visão com boas condições mesmo em total escuridão total.
Diagrama de instalação:
Abaixo, um diagrama de instalação elétrica, muito simples e fácil de ser instalado. Veja o posicionamento das furações, que são executadas com uma broca copa (que acompanha o kit); dependendo da dimensão do pára-choque será aconselhável aproximar os sensores.