O volume de serviços prestados no Brasil teve queda de 0,3% em setembro, na comparação com agosto, segundo pesquisa de desempenho do setor divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação a setembro de 2017, no entanto, houve um crescimento de 0,5%. Com isso, o setor chega ao fim do terceiro trimestre com um crescimento no volume de 0,8% sobre os três meses anteriores.
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, os serviços tiveram alta de 0,7%. O resultado representou uma interrupção de 14 trimestres seguidos de queda.
O acumulado do ano registrou um recuo de 0,4%. Pelo indicador de 12 meses, a baixa no setor foi de 0,3%.
A retração em setembro foi puxada principalmente pelas atividades de transportes, serviços profissionais, administrativos e complementares e outros serviços. Já serviços de informação e comunicação subiram, assim como os serviços prestados às famílias.
Apesar da variação negativa, o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, afirma que há uma expectativa de melhora para o setor.
Entre as 27 unidades da federação, 22 registram quedas em setembro. O Rio de Janeiro foi destaque negativo, com recuo de 2,5%. Já São Paulo teve a principal variação positiva, de 0,3%.