A nova versão da famosa SUV da montadora Toyota, Hillux SW4, agora chamada somente de SW4, vem recheada de requinte com novo design luxuoso e sofisticações tecnológicas. Trata-se de um carro consolidado no mercado de SUVs, robusto, e que, com estas mudanças, torna-se um veículo completo que se enquadra agora nas categorias premium dos melhores do mercado, sendo uma excelente oportunidade para o mercado de acessórios em geral.
Embora com uma plataforma elétrica bem avançada, a montadora manteve a tradição de flexibilidade e facilidade para modificações e upgrades de acordo com a necessidade do usuário. Nesta matéria vamos descrever o que construímos e idealizamos para o sistema de iluminação e desbloqueio deste veículo.
Iluminação
Neste modelo que recebemos, o veículo já vem equipado com LEDs frontais de posicionamento e faróis bi-focais de LEDs. Mantivemos este sistema original mas, na parte de farol de milha, o carro vem equipado originalmente com um modelo de lâmpada H11 halógena que, em contraste com o sistema original de LEDs, apresentava uma disparidade que nos desagradou – e muito.
Analisamos o copo do farol de milha e percebemos que ele se encontrava numa área de baixa circulação de ar. Por este motivo, decidimos aplicar sistemas de LEDs 6.000K, que geram baixa dissipação de calor devido à sua alta eficiência (foto 1). Deixo claro que foi uma opção, o que permite a utilização de um kit de xenon sem problemas, desde que se saiba utilizá-lo, com o carro sempre em movimento para maior refrigeração.
Ainda na parte externa, substituímos as lâmpadas de iluminação de placa, que originalmente vem equipada com modelo T10 (pingão) halógena (o que dá um tom amarelado e antiquado ao veículo) por LED T10 de 6.000K de alta luminosidade, com tecnologia COB, dando uma aparência muito mais esportiva à parte traseira do veículo.
Na parte interna do veículo pudemos logo observar um grande erro no sistema original de iluminação: apenas a iluminação central e de leitura usam LEDs. O restante utiliza uma iluminação halógena amarelada e antiquada. Fizemos a substituição do restante da iluminação por LEDs com tecnologia COB, conforme detalhamos a seguir.
Nas quatro portas, substituímos a iluminação de solo, que originalmente era T10 halógena, por T10 LED de alta performance (foto 2).
No quebra sol, quando abrimos a proteção do espelho, também acendia uma lâmpada amarelada modelo T10 que foi substituída por LED (foto 3).
Ainda na parte interna, no compartimento de malas, a iluminação central, por incrível que pareça, também é amarelada, contrariando qualquer projeto estético pois, lembrando o que já havíamos citado anteriormente, a iluminação de cortesia central é originalmente de LED.
Fizemos imediatamente a substituição do modelo original torpedo de 28 mm halógena, por uma placa de LED de alta performance de 6.000K, o que alinhou o padrão de iluminação central do veículo tornado-o agradável e iluminado por igual.
Como vemos, apenas no setor de iluminação já podemos oferecer uma ampla gama opções ao nosso cliente.
Automação
O veículo, por ser um lançamento mundial, não vem equipado com subida de vidro e nem rebatimento de retrovisores – mais uma grande oportunidade para você, lojista, oferecer para o seu cliente. Neste projeto utilizamos módulos de subida de vidros plug and play e rebatimento de retrovisores, ambos one-touch via chaveador original do veículo, muito úteis na correria dos dias de hoje.
Desbloqueio do vídeo em movimento
Neste veículo o desbloqueio da central original é feito através de uma interface plug and play facilmente encontrada nas melhores lojas do segmento. A interface implantada neste veículo para desbloquear vídeo e TV digital é a mesma que utilizamos no novo Corolla equipado com central de fábrica. Embora a máscara frontal da SW4 seja diferente, a parte de software e plugs é a mesma do novo Corolla. A seguir, mostramos passo-a-passo a sequência de desmontagem para retirada da central e implantação da interface de desbloqueio.
Retire cuidadosamente as asas laterais que envolvem o painel central, ambas presas por presilhas plásticas de pressão (fotos 4 e 5).
Retire a moldura de acabamento em Black piano, também fixada por presilhas plásticas (fotos 6 e 7).
Feito isso, retire os parafusos laterais da central com uma chave canhão ou Phillips, como desejar.
Efetue o plugamento da interface nos conectores originais conforme indica o fabricante da interface (foto 8). Leia sempre o manual de instalação.
Com a interface devidamente conectada, efetue os testes necessários e remonte o veículo efetuando o procedimento contrário ao da desmontagem.
Boa instalação!
Por: Serginho e Bila – Projetistas de áudio da Stop Car Áudio Design