Home / Revista / Edição do Mês / Destaques da Edição do Mês / Soundigital – Novos horizontes com novo parque industrial

Soundigital – Novos horizontes com novo parque industrial

Bastaram 10 anos para a fabricante gaúcha de amplificadores estar entre as três principais fabricantes do Brasil em participação de mercado. Neste período a empresa não parou de crescer, formou equipes com profissionais renomados, investiu na modernização de seus produtos e de seu parque industrial.

Há exatos três anos, a equipe da Revista AutoMOTIVO esteve em Gravataí, a 20km de Porto Alegre, para acompanhar estas mudanças de perto. Na ocasião entrevistamos seu diretor geral Juliano Anflor e Cristiano Kern, diretor comercial. Este último, juntamente com a equipe comercial, em pouco tempo, também promoveria uma mudança radical na política comercial da empresa, iniciando uma nova e próspera fase. No mês passado, nossa equipe voltou à cidade, desta vez para conhecer de perto a nova fábrica.

Esse curto intervalo de tempo foi o suficiente para que o espaço que conhecemos já não comportasse mais as instalações e ambições da Soundigital e foi preciso investir em um novo prédio na mesma cidade.

As novas instalações abrangem um espaço de 4.000 metros quadrados num único piso, onde foi instalada uma nova linha de produção, ainda mais moderna que anterior, resultando em aumento da capacidade produtiva com foco na excelência dos processos e, por consequência, elevação dos níveis de qualidade.

De acordo com a empresa, as linhas automatizadas e com rigoroso controle de processos possibilitam maior organização e agilidade na produção, permitindo que todos os produtos sejam testados individualmente.

O sucesso da marca provocou, há 4 anos, interesse por parte de grupos internacionais na aquisição da empresa. Após várias tratativas, Juliano sentiu que queria continuar fazendo o que lhe dava mais prazer e que ainda tinha muito com que contribuir para o setor.

A partir disso, tomou a decisão de não vender a empresa, o que o levou a iniciar uma nova fase e o fez investir ainda mais – e com recursos próprios, para preservar a saúde financeira da empresa – na expansão e no futuro da Soundigital.

PORTIFÓLIO

Hoje, a linha de produtos da empresa reúne mais de 30 modelos diferentes, distribuídos entre quatro linhas de amplificadores digitais (Nano, 12V, 24V e Alta Tensão), além de acessórios e fontes.
Os produtos Soundigital podem ser encontrados em lojas especializadas de todos os mercados brasileiros e também são exportados para países do Mercosul, Estados Unidos e Europa. Sim, a marca atravessou as mais diversas fronteiras.

Todos os produtos da empresa são concebidos e desenvolvidos pelo seu Diretor Proprietário, o engenheiro elétrico gaúcho Juliano Anflor, que chega a dedicar até 16 horas do seu dia à empresa, focado no desenvolvimento de novas tecnologias.

PRODUTO-CONCEITO

A mais recente novidade da Soundigital é um produto-conceito desenvolvido há apenas dois meses, mas que já foi testado nos quatro cantos do mundo, com excepcionais resultados. “Todos gostaram”, resume Juliano.

Segundo ele, o amplificador foi desenvolvido para demonstrar o que a empresa tem possibilidade de fazer em termos de tecnologia. Produzido com Nitrato de Gálio (GaN), ele é cinco vezes mais eficiente do que um amplificador convencional.

Apenas 200 unidades desse produto conceitual foram produzidas, todas numeradas, assegurando a exclusividade.

EQUIPE COMERCIAL: MAIS UM GRANDE DIFERENCIAL

Segundo a empresa, a política comercial da empresa tem como pilares o respeito à cadeia de distribuição, e condições comerciais altamente competitivas. Possui representação em todo o território nacional e consegue atender de forma ágil e dinâmica a um número ideal de distribuidores. “Temos grande autonomia que nos foi concedida pelo Juliano para incrementar a equipe e lidar com as situações mais adversas e esta flexibilidade faz toda a diferença neste mercado altamente veloz e competitivo” ressaltou Cristiano.

EXPORTAÇÃO É ESSENCIAL

Segundo Kern, diretor comercial, o mercado interno sempre foi a prioridade, mas atingir o mercado externo sempre esteve entre os objetivos da Soundigital.

“Participamos recentemente de feira na Áustria, onde pudemos sentir a aceitação dos nossos produtos na Europa. Tivemos excelente recepção. Seremos o principal patrocinador da EMMA Benelux, maior organizadora de competições de som automotivo na Europa.”, revelou Mauricio Farias do Comex da Soundigital.

“Isto dá uma grande força para a marca lá fora. Pudemos também perceber quais são os gostos musicais nesses países, o que nos permitiu adaptar alguns dos nossos produtos”, complementa.

“Hoje exportamos para 23 países e contamos com a Soundigital USA, operação instalada na Flórida para atender melhor as Américas. Portanto, mesmo em meio à crise econômica, estamos na contramão do mercado, graças a abertura de novos mercados, resultado de um trabalho que já vinha sendo trabalhado há anos”, finaliza.

A BOA DISTRIBUIÇÃO VAI CONTINUAR A EXISTIR

Segundo Cristiano Kern, o mercado exige hoje uma profissionalização muito grande dos fornecedores. É preciso contar com equipes de venda bem treinadas, política comercial correta e grande atenção à tributação.

Ele analisa o panorama atual, acreditando que “o que faz o mercado ir para baixo são alguns distribuidores que não trabalham com margens sadias e fazem loucuras. O que vemos hoje é uma grande quantidade de distribuidoras mas, no curto prazo, os aventureiros estão ficando em situação delicada. A médio e longo prazo, só os mais estruturados vão ficar”.

“Existe uma confusão, uma percepção incorreta de que o mercado não está bom. Na verdade, a grande maioria das empresas é que não se sustentam, seja por não terem agido quando deveriam ou por má administração mesmo. Assim como os fornecedores precisam inovar sempre, a distribuição também precisa. O mercado de som no país é muito bom, sim!”, finaliza.

NOVO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Para garantir que os produtos Soundigital contem com uma boa assistência técnica, a empresa investiu no desenvolvimento de um programa que levará profissionais das suas assistências técnicas autorizadas de todo País (cerca de 200 em todo o país) para um curso junto à fábrica, incluindo um workshop e treinamento.

Trata-se de um programa ousado, que vai reciclar conhecimentos, fortalecer o relacionamento com a rede de assistências técnicas autorizadas e ainda garantir a oferta de um pós-venda impecável para os produtos Soundigital.

GRIFE SOUNDIGITAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Outra novidade que está por vir é a Grife da marca Soundigital, que vai permitir que os consumidores passem a poder comprar souvenirs, verdadeiras lembranças da marca e não apenas brindes.

Assim como é feito com marcas consagradas, ofereceremos produtos diferenciados. O mais legal é que isto vai ter um fundo social. 100% do lucro será revertido para programas sociais.

Para concluir, Cristiano Kern ressalta que a empresa está se preparando para um futuro ainda mais promissor, com novos produtos já sendo testados e novas tecnologias prontas para serem colocadas no mercado.

“Estamos apenas esperando o momento certo. Agora, o novo prédio só veio coroar um trabalho que já vinha no rumo certo. Estamos todos muito eufóricos com o que há por vir!”

 

Texto: Fábio Codellos
Imagens: Equipe AM

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo