Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design
Caixas de campeonato:
As caixas usadas nesta modalidade são as “dutadas”, por desenvolver maiores picos em dB SPL. Quando pensamos em picos, logo nos vêm à cabeça uma freqüência bem especifica, que nada mais é do que a freqüência do carro (como já comentamos na edição anterior); esta caixa será projetada com o pico nesta freqüência, que já pesquisamos anteriormente no veiculo.
Veja o exemplo abaixo de uma caixa de SPL:
note que o pico em dB é bem elevado e a freqüência bem definida.
Esta sintonia é obtida através do duto diâmetro X comprimento, como já comentamos em edições passadas sobre caixas dutadas. Outro fator importante é uma boa espessura do MDF e um bom travamento interno; fazendo todos estes procedimentos, sua caixa está pronta para o campeonato.
Isolamento acústico do veículo:
Para que possamos obter um maior desempenho em dB, o carro também precisa passar por um tratamento acústico. O material utilizado é, geralmente, manta asfaltica (foto ao lado) ou mesmo concreto (chapas de aço também podem ser usadas, em casos extremos de pressão sonora).
Pressão dos pneus:
Notamos em algumas etapas que a pressão dos pneus interfere: quanto mais baixa, melhor era o rendimento, pois quanto mais o carro firmava-se ao chão melhor era o desempenho do sistema (isto foi um teste, não se aplica fielmente como uma regra).
Quantidade de combustível no tanque:
Sempre uso o tanque cheio, pois entramos na mesma condição de firmar ao maximo o carro ´no chão.
Um fator muito importante é verificar se todas as borrachas estão vedando bem, para que não haja vazamentos de pressão (quando o falante provocar o deslocamento).
Bem, agora é só botar em prática a criatividade e usar a intuição para desafiar outros em campeonatos. Boa sorte, e bom campeonato.