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SPL – parte 1

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Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

Algumas destas dicas vamos comentar abaixo:
Primeiramente, devemos escolher um carro seja ele hatch, sedan ou wagon. Com o carro escolhido, devemos localizar a freqüência de ressonância do carro (isto nada mais é que uma freqüência x ou y que se desenvolve na mesma potência aplicada para todos os hertz e que apresenta um maior desempenho em dB SPL), mas devemos ficar atentos ao fato que dois carros da mesma marca, ano e modelo podem apresentar significativa diferença em seu pico de ressonância, podendo variar em mais ou menos 3hz de um carro para outro. Por isso, é imprescindível que este teste seja feito isoladamente para cada carro, ok? Então, vamos explicar detalhadamente como devemos proceder neste teste.

Material utilizado:
– Uma boa unidade de processamento (aparelho de CD);
– Modulo para subwoofer de preferência digital (para maior fidelidade e menor distorção);
– Alto-falante subwoofer que responda fielmente de 40 a 80 hz;
– Caixa selada construída para qualidade (onde a resposta será bem plana);
– Alimentação linear para que não haja oscilações (tensão DC e corrente A);
– CD de freqüência.

Bem, vamos por em prática este procedimento.
1 – Cheque a alimentação do sistema;
2 – Certifique-se que os controles de ganho do amplificador estejam em uma posição que não gere distorção;
3 – Certifique-se que o aparelho de CD esteja em flat com o loudness desligado e a regulagem de bass zerada;
O modo mais preciso de se localizar esta determinada freqüência é utilizando um RTA-30 (equipamento atualmente utilizado nas competições nacionais MTM, etc) posicionado frontalmente ao pára-brisa na parte inferior do lado do carona.

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4 – Abra o software, calibre o microfone que você irá utilizar, geralmente utilizamos microfones mais sensíveis como um M4 (sensibilidade ate 145dB), pois neste momento você não vai medir o dB final mais sim descobrir a freqüência de ressonância do seu carro, por isso não é preciso aumentar muito o volume.(Custo do equipamento por volta de R$4.200,00).

Uma outra alternativa é o uso de um decibelímetro convencional, estreitando em muito os recursos, porém mais barato. (Custo do equipamento: R$400,00 a R$1.000,00)
A terceira opção e a menos precisa é o teste da moedinha, coloque uma moedinha no centro do painel frontal do seu carro e localize visualmente em qual freqüência ela vibrará mais.
Na próxima edição, falaremos sobre caixas para campeonatos de SPL e ajustes finais como, por exemplo, pressão de pneu e quantidade de combustível no tanque.

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