Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design
Quando o carro está em movimento, um fluxo de ar intenso (principalmente em velocidades elevadas, acima dos 150 km/h) passa por todos os lados. Os spoilers são equipamentos que tentam direcionar e/ou diminuir este fluxo de ar na parte inferior do carro. Desta forma, a pressão sobre o carro aumenta, ao mesmo tempo que a pressão entre o carro e solo abaixa, aumentando a aderência do veículo ao solo e criando um efeito que em F-1 se convencionou chamar efeito-asa, ou efeito-solo.
O resultado? A força para baixo (downforce) gerada por esta diferença de pressão empurra o carro nesta direção, mantendo-o mais colado no chão e, assim, melhorando seu desempenho em curvas.
Muita gente pensa que a instalação de spoilers tem a função de melhorar a aerodinâmica. Nada mais errado! Agora que você sabe para que serve um spoiler, não cometa mais este erro…
Spoilers tuning têm diversas formas. Há o spoiler dianteiro, traseiro e ainda os spoilers laterais – todos eles com a mesma função de ajudar o carro a grudar no asfalto (além de, claro, deixar nossos carrões mais incrementados e bonitos).