A evolução da tecnologia vem proporcionando uma infinidade de inovações, muitas delas já desembarcando aqui no Brasil. Conheça mais alguns aplicativos que estão sendo desenvolvidos.
Toyota e Panasonic
A montadora japonesa, consagrada há tempos como a empresa que mais vende veículos no mundo todo, está investindo no conforto dos motoristas e na conectividade. Juntamente com a Panasonic, a Toyota está desenvolvendo um serviço que conecta seus carros a eletrodomésticos e deve lançar essa novidade ainda este ano, no Japão.
A ideia é tornar a mobilidade ainda mais inteligente, conveniente e que aprimore o conforto, além de agregar o valor dos automóveis ao dia a dia das pessoas. O objetivo da Toyota é conectar as pessoas, seus carros e suas casas por meio de uma base de dados na nuvem, o Toyota Smart Center.
A pesquisa das duas empresas vem avançando a passos largos e, o principal deles, foi a criação de aplicativos que, uma vez ligados ao GPS do carro, poderão lembrar o motorista de desligar o ar condicionado antes de sair de casa, além de poder ligar o aparelho remotamente de dentro do veículo.
Ford e Samsung
As pesquisas da Ford para aprimorar a tecnologia de seus veículos não param na conectividade. Recentemente a empresa também anunciou o desenvolvimento de um novo sistema de bateria que poderá viabilizar o uso da frenagem regenerativa em carros não híbridos. A pesquisa dessa tecnologia está sendo feito em parceria com a Samsung SDI, subsidiária do Grupo Samsung e é resultado de 10 anos de pesquisa, que combina duas baterias – uma de íons de lítio e outra de chumbo-ácido, de 12 volts – para aumentar a economia de combustível. “Por serem mais leves e com maior densidade de carga, as baterias de íons de lítio geralmente são usadas em produtos eletrônicos de consumo. Por isso, também são ideais para veículos”, diz Mike O’Sullivan, vice-presidente de Sistemas de Baterias Automotivas da Samsung SDI.
Intel e condução autônoma
A Intel também anunciou recentemente que está investindo em produtos de hardware e software voltados para auxiliar o motorista e ajudar o carro a evoluir e, eventualmente, assumir o controle. A tecnologia chama-se Intel® In-Vehicle Solutions e foi projetada para habilitar as montadoras e seus fornecedores a oferecerem de forma mais rápida e fácil as experiências veiculares que os consumidores desejam.
“Nosso objetivo é estimular a evolução dos recursos convenientes disponíveis atualmente nos carros para melhorar os recursos de segurança do futuro e, eventualmente, as capacidades de autocondução”, diz Doug Davis, vice-presidente corporativo do Grupo para a Internet das Coisas da Intel.
Kia e Android
A Kia apresentou recentemente o Android Auto TM, uma ferramenta que permite aos motoristas acessarem facilmente muitas das características encontradas em seus smartphones com Android por meio de touchscreen do painel de instrumentos. A meta da empresa é oferecer o sistema em alguns modelos a partir de 2015.
“O objetivo é fornecer uma maneira mais inteligente e mais segura para usar a tecnologia de smartphones, oferecendo a liberdade de nossos dispositivos móveis aos consumidores”, diz Paul Choo, diretor da Silicon Valley Lab Accelerator.
A tecnologia é intuitiva e fácil de usar. Depois de conectar um telefone Android por USB, os motoristas são capazes de acessar os aplicativos e serviços do veículo com entrada de voz e controles visíveis. Os usuários podem reconhecer instantaneamente as suas aplicações básicas do telefone, como mensagens, telefone, Google Play Music e Google Maps.
Por: Laelie Machado
Imagem: Divulgação