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TROMOT, inovação focada no instalador

Uma empresa de acessórios automotivos de Ribeirão Preto, no Interior do Estado de São Paulo, vem crescendo baseada numa estratégia diferenciada. Criada em 2012, a TROMOT – Produtos Eletrônicos Automotivos, desde o começo teve como foco desenvolver produtos inovadores, com tecnologia de ponta e qualidade diferenciada, que atendessem necessidades específicas do mercado. Graças a essa estratégia, a empresa vem se destacando e conquistando espaço junto às distribuidoras e lojas especializadas.

Tudo começou quando o jovem instalador José Eduardo do Prado trabalhava em lojas especializadas em equipamentos de som e acessórios automotivos e percebia que muitas vezes não havia produtos que atendessem determinadas necessidades dos clientes.

“Quando eu ligava para tentar achar produtos para um determinado tipo de problema ou situação, só ouvia um tipo de resposta: não tem. Comecei a perceber então que não havia produtos que atendessem diversas necessidades comuns para instaladores e lojistas. Eu pensava: Falta uma empresa que forneça produtos que atendam necessidades específicas dos instaladores. A partir daí, comecei a pensar em soluções”, ele explica.

Os produtos eram criados a partir de problemas e necessidades encontrados em instalações para clientes das lojas de acessórios nas quais ele trabalhava. Os patrões pressionavam por soluções e Eduardo desenvolvia um novo produto. O primeiro foi o Smart Sound TSS01, um produto inovador, sem similares no mercado, que faz parte da linha da empresa até hoje. Eduardo passou a participar do programa Inova SENAI, graças ao qual pôde aperfeiçoar e patentear o produto junto com o SENAI.

Depois de consultar seus patrões e ver que nenhum deles se interessava, Eduardo continuou a sonhar em criar uma empresa que pudesse criar e fornecer produtos de qualidade que atendessem as necessidades de instaladores Brasil afora. O sonho só se tornou realidade quando o jovem instalador passou a cursar Engenharia e conheceu seu colega de curso Ricardo Murer, com quem passou a se identificar. Logo ele tinha compartilhado o seu projeto e convidado o amigo para montarem uma empresa.

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Após os estágios em grandes empresas da região, mas ainda cursando a Faculdade de Engenharia, Eduardo e Ricardo optaram por não serem efetivados nas empresas nas quais trabalhavam, preferindo investir na ideia de criar a sua própria empresa. “Nossa ideia era buscar oferecer o que não existia no mercado”, resume Ricardo, que desde os treze anos de idade trabalhava com eletrônica, consertando rádios e micro-ondas.

Os conhecimentos adquiridos pelos dois engenheiros se somaram e serviram de base para criar a TROMOT, nome que une partes das palavras eletrônica e automotiva. O que Eduardo aprendeu durante seu estágio na área de Vendas de uma grande empresa multinacional acabaram sendo a base para a política comercial da TROMOT, que os dois prezam muito. E os de produção e administração adquiridos por Ricardo também, principalmente depois que o volume de pedidos começou a crescer e a produção precisou acompanhá-lo, sem perdas de qualidade.

Exigência começa em casa

Desde o começo, antes desenvolver um novo produto os engenheiros Eduardo e Ricardo, fazem questão de que ele atenda aos seus exigentes critérios. “Este produto serve para mim? Eu gostaria de comprar este produto?” são perguntas que só se gerarem respostas positivas permitem que um produto chegue ao mercado. “Somos chatos, fazemos questão de só comprar algo que tenhamos certeza que vá funcionar. E aplicamos o mesmo raciocínio ao desenvolver os nossos produtos”, explica Ricardo.

“Ao comprar um produto o cliente não espera que ele dê problemas depois de alguns meses de uso. Por isso, com cuidados no projeto e na produção, garantimos uma taxa de retorno de produtos em garantia abaixo de 1%. Também pensamos no fabricante do veículo, que deseja que seu produto e seus componentes durem muitos anos. Verificamos que para isso é importante usar insumos de alta qualidade, como por exemplo a resina. Qualidade é essencial!”, complementa Eduardo, explicando que se não for possível fazer um produto de qualidade, a ideia é descartada, ainda que haja demanda.

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Engenheiros Ricardo Murer e José Eduardo do Prado

O cuidado com a qualidade dos produtos vai muito além do teste de cada unidade produzida. Um exemplo é o protocolo de atendimento utilizado para diminuir o tempo de resposta em caso de algum problema na instalação. Lojistas e instaladores são orientados a entrar em contato com o Suporte Técnico da TROMOT em caso de algum problema em vez de apenas devolverem o produto para a distribuidora e aguardar uma solução.

Depois de o cliente explicar detalhes do problema e receber orientações para sua solução, se for verificado que o problema é mesmo causado pelo produto, o cliente recebe um protocolo e é orientado a fazer a sua troca. Para agilizar o processo, muitas vezes essa troca é feita diretamente, sem envolver o distribuidor.

Em muitos casos, se verifica que a loja instalou o produto indicado para o problema, mas especificado para outro modelo de veículo. Ou que um canceler indicado para Xenon está sendo usado em faróis LED. Esse protocolo de atendimento evita atrasos, ajuda a qualificar o instalador e diminui o retorno desnecessário de produtos.

A TROMOT procura sempre dar o melhor atendimento possível para os clientes que entram em contato. Muitas vezes, se for percebido que o cliente está preocupado com a duração da ligação, a empresa liga de volta. WhatsApp e e-mail são outras ferramentas utilizadas. Para melhorar ainda mais o atendimento, a empresa está implantando um número 0800 que vai permitir acesso a qualquer departamento sem custos para quem liga.

Política comercial

A política comercial da TROMOT é bem clara, com condições diferenciadas para distribuidores, para empresas de e-commerce e para lojistas. O foco são as vendas para distribuidores, mas pode acontecer que um lojista deseje um produto Tromot e não encontre num distribuidor da sua região.

A empresa destaca que não tem pedido mínimo para clientes cadastrados. “Se for preciso, o cliente pode pedir só uma peça e nós mandamos. O mercado hoje exige esse tipo de atenção. O que importa é suprir a necessidade do cliente, qualquer que seja o volume do pedido”, explicam os dois engenheiros.

Para melhor atender ao mercado, embora a matriz da TROMOT fique em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, a área comercial fica em São Paulo. Essa proximidade com muitos dos principais players do mercado é muito importante para a empresa, pois permite um melhor contato com as necessidades dos clientes, facilitando a identificação de produtos a serem desenvolvidos.

Linha de produtos

O portfólio de produto da empresa abrange mais de 50 itens diferentes para veículos nacionais e importados de mais de dezoito marcas, abrangendo três linhas principais: áudio, vídeo e iluminação.

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Nos produtos da Tromot a resina ocupa um lugar de destaque.

Na linha de áudio, os produtos são Módulo desliga som, Conversor RCA Fixo, Conversor RCA regulável e Acionador remoto. Na linha de vídeo, a empresa oferece Desbloqueios de vídeo em movimento, Interfaces para câmera de ré, Filtro anti-ruído para câmera e sensor, Interface para sensor de estacionamento dianteiro e Conversor de 24V para 12V.

E na de iluminação, Canceller para LED 5 W, Canceller para LED de Farol, Canceller anti-flash para LED, Canceller Super LED H4 Linha HB20, Canceller CANBUS para Xenon, Canceller CANBUS para Bi-Xenon, Canceller luz de condução para Xenon, Canceller estabilizador para Xenon, Canceller para reboque universal e Sistema de acionamento automático para farol.

Em março deste ano, a TROMOT participou com grande sucesso da sexta edição do ENAN e agora está se preparando para participar da sétima edição, apresentando destaques da sua linha de produtos para veículos leves e pesados, além de diversas novidades.

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Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Equipe AM

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

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