Mercedes lança no Brasil o GLS 450 que tem motor 3.0 com sistema híbrido mas que custa (bem) mais do que seus rivais diretos
Conectividade, espaço e luxo de série. Assim a Mercedes-Benz quer conquistar a estreita fatia de consumidores que se dispõem a pagar quase R$ 1 milhão pelo novo GLS 450. Na mira de Audi Q8, BMW X7 e Range Rover Vogue, a marca da estrela aposta na conectividade do seu crossover grande.
Ele está maior e ganhou muito mais tecnologia a bordo como esperam seus exigentes clientes. E isso vai além do sistema de inteligência artificial MBUX composto por duas telas: uma para o quadro de instrumentos e outra para os sistemas de entretenimento. O GLS 450 também cresceu 7 centímetros e agora mede 5,20m de comprimento; 2,15m de largura; 1,82 m de altura e 3,13m de entre-eixos com três fileiras de assentos e sete posições com porta malas que vai de 355 e 2.400 litros.
O GLS 450 pesa 2.460 kg mas tem conjunto mecânico interessante: um 3.0 litros turbodiesel de 367cv de potência e 50,9 kgfm de torque com câmbio automático de nove velocidades e tração integral 4MATIC. Com o conjunto motriz há um sistema híbrido leve de 48 volts “EQ Boost” que oferece mais 22cv reduzindo o consumo e com um impulso extra. Também há soluções como suspensão adaptativa E-Active Body Control e sistema pneumático Airmatic que se ajusta ao perfil de condução do motorista. Além disso o GLS 450 é capaz de controlar a inclinação nas curvas para maior conforto dos passageiros. De acordo com a Mercedes-Benz, o GLS 450 acelera de 0 a 100 km/h em 6,2s e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.
Entre as estreias estão o sistema semiautônomo com Assistente Ativo de Distância DISTRONIC com ajuste de velocidade baseado nas condições de estrada e dos veículos ao redor, mantendo a distância do veículo a frente por meio de ajustes na velocidade.
O Preço do GLS 450 é alto
E há argumentos bem plausíveis para afirmarmos isso. O Range Rover Vogue é a versão mais cara do Land Rover de luxo que custa na faixa de R$ 760 mil e há modelos com os mesmos atributos como o Volvo XC90 T8 de R$ 500 mil, o Audi Q8 na mesma faixa de preço e o BMW X7, único que se iguala em valor mas que também sai por menos: R$ 899 mil.